Camaçari: Prefeitura crítica paralisação dos professores e afirma que sindicato quebrou acordo
26 de Abril de 2017 -Redação PiatãGoverno acusa sindicato de decidir unilateralmente.
A Prefeitura de Camaçari emitiu nota pública hoje (26) criticando a decisão dos professores em paralisar as atividades por 24 horas, a partir desta quarta-feira.De acordo com a nota, “na última reunião, o sindicato concordou em continuar com o diálogo e ficou de analisar, com seus técnicos, os números da Prefeitura para a continuação da mesa de negociação. Contudo, decidiu unilateralmente e sem qualquer aviso prévio decretar o “estado de greve””.Confira a nota na íntegra.A Prefeitura viu com surpresa e estranheza a decisão do Sindicato dos Professores do Município de Camaçari (Sispec) de decretar “estado de greve” com paralisação de 24 horas prejudicando milhares de alunos. A medida representa uma quebra de acordo diante das reuniões realizadas entre representantes do sindicato e das secretarias de Educação, da Fazenda e da Administração.
Nessas tratativas foram apresentados todos os números fiscais da Prefeitura, para que ficasse clara para os sindicalistas como a crise econômica tem afetado a arrecadação de impostos e o peso que a folha de pagamentos representa nas despesas da administração municipal.Na última reunião, o sindicato concordou em continuar com o diálogo e ficou de analisar, com seus técnicos, os números da Prefeitura para a continuação da mesa de negociação. Contudo, decidiu unilateralmente e sem qualquer aviso prévio decretar o “estado de greve”.A nova gestão do Município tem se esforçado, desde que assumiu a Prefeitura, em janeiro, em adotar os procedimentos necessários para manter o equilíbrio financeiro da administração, que é fator fundamental para manter os serviços essenciais funcionando para a população e o pagamento dos seus compromissos em dia.O agravamento da crise econômica afetou de tal maneira o setor público que nenhuma prefeitura do estado tem admitido conceder reajustes salariais nesse momento de incerteza, condicionando qualquer movimento nesse sentido à normalização da arrecadação, até porque, aumentos nas folhas de pagamento devem ser tratados com extrema prudência e austeridade, pois, podem levar as administrações a ultrapassar os índices constitucionais de despesas com pessoal, fixados pela Lei de Responsabilidade Fiscal.A Prefeitura entende como legítima a luta dos trabalhadores por melhorias salariais, mas apela para entenderem a situação atual e às suas entidades representativas a terem responsabilidade nesse momento difícil que o país atravessa.O próprio governo do estado adotou postura de austeridade tendo o chefe do Executivo baiano declarado que prefere pagar os salários do funcionalismo estadual em dia do que reajustar salários sem perspectiva de aumento da arrecadação e correr o risco do agravamento da situação fiscal, como ocorre no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, que tem ocasionado o atraso sistemático e parcelamento dos salários dos servidores.Comentários
Outras Notícias
![Lula deve participar da inauguração de hospital regional em Alagoinhas no início de julho [Lula deve participar da inauguração de hospital regional em Alagoinhas no início de julho]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238641/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Lula deve participar da inauguração de hospital regional em Alagoinhas no início de julho
23 de Junho de 2026Foto: Reprodução / Alagonews
![Anvisa cria grupo técnico para acompanhar segurança da vacina contra dengue do Butantan [Anvisa cria grupo técnico para acompanhar segurança da vacina contra dengue do Butantan]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238640/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa cria grupo técnico para acompanhar segurança da vacina contra dengue do Butantan
23 de Junho de 2026Foto: Thaís Costa / Conder
![Parque de Pituaçu terá empresa responsável por bicicletário; outros espaços seguem sem definição [Parque de Pituaçu terá empresa responsável por bicicletário; outros espaços seguem sem definição]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238639/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Parque de Pituaçu terá empresa responsável por bicicletário; outros espaços seguem sem definição
23 de Junho de 2026Foto: Thaís Costa / Conder
![Bahia autoriza construção de novo centro especializado em reabilitação em Salvador [Bahia autoriza construção de novo centro especializado em reabilitação em Salvador]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238638/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia autoriza construção de novo centro especializado em reabilitação em Salvador
23 de Junho de 2026Foto: Thuane Maria / GOVBA
![Anvisa determina recolhimento de lotes de medicamentos após falhas de qualidade [Anvisa determina recolhimento de lotes de medicamentos após falhas de qualidade]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238637/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa determina recolhimento de lotes de medicamentos após falhas de qualidade
22 de Junho de 2026Foto: Reprodução
![Marca baiana Dendezeiro levará a moda da Bahia para passarela na Itália [Marca baiana Dendezeiro levará a moda da Bahia para passarela na Itália]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238636/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Marca baiana Dendezeiro levará a moda da Bahia para passarela na Itália
22 de Junho de 2026Foto: Reprodução Instagram/@dendezeiro
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
