Prefeitura de Simões Filho promove palestras em comemoração aos 11 anos da Lei Maria da Penha
08 de Agosto de 2017 -Adriana PlanzoA Lei foi criada no ano de 2006. Ela alterou o Código Penal e permitiu que agressores fossem presos em flagrante e tivessem prisão preventiva decretada.
Marco legal no combate à violência contra a mulher, a Lei nº 11.340/2006, popularizada como Lei Maria da Penha, completou 11 anos nesta segunda-feira (7), e para comemorar a data, a Prefeitura Municipal de Simões Filho, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SPM), realizou palestras, no Centro Social de Simões Filho.“Hoje a Lei que veio para garantir os direitos das mulheres completa 11 anos. Após a sua criação, temos conseguido muitos avanços, mas ainda temos muitos desafios a enfrentar. Peço que o que foi debatido nos encontros seja multiplicado. É preciso que hajamos juntos a fim de sanar a violência contra a mulher”, destacou a Secretária da Mulher, Andrea Almeida.
A convite da Secretária da pasta, a Capitã da Polícia Militar, Paula, da Ronda Maria da Penha, esteve na cidade para conhecer as instalações do órgão e falar sobre a implantação da Ronda. “Um projeto está em andamento para a colocação de bases da Ronda em algumas cidades da Região Metropolitana de Salvador e Simões Filho é uma das cidades que irá receber”, disse.As mulheres vítimas de violência podem fazer denúncias pelo número 180. O atendimento 24 horas.O nome da Lei é uma homenagem a cearense Maria da Penha Maia Fernandes, vítima de violência doméstica durante 23 anos. Por duas vezes, o marido tentou assassiná-la. Na primeira, com arma de fogo, deixando-a paraplégica, e na segunda, por eletrocussão e afogamento. Depois da tentativa de homicídio, Maria denunciou. O marido só foi punido após 19 anos de julgamento e ficou apenas dois anos em regime fechado.A Lei foi criada no ano de 2006. Ela alterou o Código Penal e permitiu que agressores fossem presos em flagrante e tivessem prisão preventiva decretada. Comentários
Outras Notícias
![Estudo da Fiocruz aponta presença silenciosa do parasita da doença de Chagas em Salvador [Estudo da Fiocruz aponta presença silenciosa do parasita da doença de Chagas em Salvador]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238628/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Estudo da Fiocruz aponta presença silenciosa do parasita da doença de Chagas em Salvador
19 de Junho de 2026Foto: Reprodução / Fiocruz Bahia
![Mbappé brilha na estreia da França, supera Pelé e Messi e entra para a história das Copas [Mbappé brilha na estreia da França, supera Pelé e Messi e entra para a história das Copas]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238627/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Mbappé brilha na estreia da França, supera Pelé e Messi e entra para a história das Copas
19 de Junho de 2026Foto: Reprodução/BBC
![Técnico do Irã denuncia dificuldades enfrentadas pela seleção durante o Mundial: “Fomos os mais prejudicados” [Técnico do Irã denuncia dificuldades enfrentadas pela seleção durante o Mundial: “Fomos os mais prejudicados”]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238626/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Técnico do Irã denuncia dificuldades enfrentadas pela seleção durante o Mundial: “Fomos os mais prejudicados”
19 de Junho de 2026Foto: Patrick T. Fallon / AFP
![Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho [Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238625/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho
19 de Junho de 2026Foto: André Carvalho / Bahia Notícias
![Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia [Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238624/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia
18 de Junho de 2026Luiz Carlos Suíca é pré-candidato a deputado federal em 2026. Graduado em História pela Universidade Católica da Bahia (UCSal), foi vereador de Salvador por três mandatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no qual está filiado há 33 anos.
![Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos [Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238623/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos
18 de Junho de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
