Brasil

Cerca de 10 trabalhadores em regime análogo a escravidão são resgatados de fazenda em Uruçuca

02 de Setembro de 2017 -Diogenes Matos

Grupo recebia menos de meio salário mínimo, não tinha acesso a água potável, banheiro e nem equipamentos de proteção.

Uma operação do Ministério Público do Trabalho em conjunto com a Polícia Federal e Ministério do Trabalho e Emprego libertou cerca de dez trabalhadores de uma fazenda em Uruçuca, no sul da Bahia, nesta sexta-feira (1º), onde eram mantidos em condição análoga à de escravidão.

Segundo o auditor fiscal trabalho Alessandro de Barros Pazuello, as condições dos trabalhadores da fazenda eram precárias. “Do ponto de vista de água, de banheiro, de higiene do alojamento, que estava muito ruim. As condições gerais de trabalho, equipamentos de proteção e principalmente a questão de salário, porque o pessoal estava ganhando abaixo de meio salário mínimo”, afirmou.

Um dos trabalhadores resgatados contou que viva em desespero. “Chorava. Chorava muitas vezes, e me apegava à palavra de Deus, para o socorro poder vir até nós”, falou.

O trabalhador disse que durante um ano e meio ele, a mulher e quatro filhas passaram os dias sem banheiro, nem água potável. Além disso, tinham que improvisar o banho em uma represa e, para beber, pegavam água numa cisterna suja.

Além dele, mais nove trabalhadores, alguns solteiros, outros com famílias, enfrentavam essa mesma realidade.

Depois de terem sido retirados da fazenda, os trabalhadores vão receber três parcelas de seguro desemprego, e alguns vão para o centro de referência de assistência social (Cras) de Itabuna. De acordo com auditor fiscal do trabalho, o dono da fazenda vai responder por crime de trabalho escravo.

Comentários

Outras Notícias

[Suíca reforça apoio aos garis e margaridas e projeta mandato voltado aos trabalhadores em 2026]
Política

Suíca reforça apoio aos garis e margaridas e projeta mandato voltado aos trabalhadores em 2026

09 de Junho de 2026

Vamos procurar destinar recursos importantes que se transformem em obras e melhorias significativas para mudar a vida do trabalhador. Vamos lutar como foi com a defesa do fim da escala 6×1, como está sendo com a aprovação do PL 4146”, afirmou Suíca.

[Vitória lança promoção com primeiro mês grátis para novos sócios do Sou Mais Vitória]
Esportes

Vitória lança promoção com primeiro mês grátis para novos sócios do Sou Mais Vitória

09 de Junho de 2026

Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

[Justiça condena Drogasil em R$ 10 milhões por exigir CPF em descontos promocionais]
Justiça

Justiça condena Drogasil em R$ 10 milhões por exigir CPF em descontos promocionais

09 de Junho de 2026

Fotos: Divulgação / Drogasil

[OMS faz alerta sobre avanço do ebola na África Central e teme nova crise sanitária]
Mundo

OMS faz alerta sobre avanço do ebola na África Central e teme nova crise sanitária

09 de Junho de 2026

Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

[Mais de 12 mil meninas vítimas de violência sexual tiveram filhos no Brasil em 2024, revela levantamento]
Justiça

Mais de 12 mil meninas vítimas de violência sexual tiveram filhos no Brasil em 2024, revela levantamento

09 de Junho de 2026

Foto: Juliana Duarte / Movimento Criança não é Mãe / Redes Sociais

[Atuação política com apoio aos garis e margaridas marca planejamento de Suíca para o pleito de 2026]
Política

Atuação política com apoio aos garis e margaridas marca planejamento de Suíca para o pleito de 2026

08 de Junho de 2026

Suíca é pré-candidato a deputado federal pelo PT | FOTO: Divulgação |

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias