Vereadores de Camaçari criticam exposição com “alusão à pedofilia, zoofilia e estupro”
26 de Setembro de 2017 -Wesley SobrinhoBoa parte da sessão ordinária realizada na Câmara de Vereadores de Camaçari na manhã desta terça-feira (26) foi dedicada à críticas motivadas pela polêmica exposição artística Queermuseu, promovida pelo Banco Santander, por conta das imagens consideradas chocantes e ofensivas pelos vereadores da Casa Legislativa. Uma Moção de Repúdio, proposta pelo presidente Oziel (PSDB) e subscrita por todos os pares, descreve a galeria como uma “apologia explícita à pornografia, zoofilia e pedofilia, além de configurar uma profanação exacerbada à fé cristã”.Os edis foram unânime em considerar a exposição um “total desrespeito à população brasileira”. A mostra artística, cuja intensão alegada era abordar a temática LGBT, com foco na diversidade sexual inspirada no passar das décadas, não foi bem recebida por grande parte do público e provocou uma enxurrada de críticas nas redes sociais.Na Câmara de Camaçari, a reação foi semelhante, mas nesse caso sem nenhum espaço para defesas. O pastor Neilton (PSB) reiterou que respeita as opções sexuais de quem quer que seja, mas repudia a exposição por acreditar que ela desrespeita a crença de quem pensa diferente deles. “Não tenho qualquer preconceito. O que está em discussão é o desrespeito que essas imagens representam”, disse.O presidente Oziel também manifestou seu descontentamento. “Símbolos religiosos foram escarnecidos. A pedofilia não é uma escolha, é um crime. Isso não é arte, é um absurdo custeado com recursos públicos”, afirmou, referindo-se ao fato da iniciativa ter sido viabilizada pela captação de R$ 800 mil através da Lei Rouanet.O vereador Jackson (PT) pediu ainda que a moção votada e aprovada pela Câmara de Camaçari fosse encaminhada para o Banco Santander. “Peço que encaminhem para eles. Essa exposição não fere apenas os princípios evangélicos e católicos, fere os princípios da família”, observa. Flávio Matos (DEM) fez uma descrição vívida e chocante de uma das imagens que mais lhe causaram incômodo. “São cinco adultos sobre o corpo de uma criança, segurando-a pelos braços e pernas, e um urso de pelúcia no canto. É uma clara referência ao estupro e à pedofilia. Estou decepcionado”, disse.Veja, abaixo, algumas das imagens polêmicas que fazem parte do acervo da exposição Queermuseu:[gallery columns="2" size="medium" ids="211754,211755,211756,211757"]
Comentários
Outras Notícias
![Bahia registra aumento histórico na doação de sangue durante o Carnaval de 2026 [Bahia registra aumento histórico na doação de sangue durante o Carnaval de 2026]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238272/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia registra aumento histórico na doação de sangue durante o Carnaval de 2026
23 de Fevereiro de 2026Foto: Mateus Pereira / GovBA
![Estudantes de medicina da rede privada têm desempenho inferior aos das universidades públicas no Enamed [Estudantes de medicina da rede privada têm desempenho inferior aos das universidades públicas no Enamed]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238271/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Estudantes de medicina da rede privada têm desempenho inferior aos das universidades públicas no Enamed
23 de Fevereiro de 2026Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
![Empresário expõe dificuldades dos trios elétricos no Carnaval e aponta baixa rentabilidade do setor [Empresário expõe dificuldades dos trios elétricos no Carnaval e aponta baixa rentabilidade do setor]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238270/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Empresário expõe dificuldades dos trios elétricos no Carnaval e aponta baixa rentabilidade do setor
23 de Fevereiro de 2026Foto: Ascom/PMS
![Lázaro Ramos prepara novo longa e retoma parceria com roteirista de “Madame Satã” e “Cidade Baixa” [Lázaro Ramos prepara novo longa e retoma parceria com roteirista de “Madame Satã” e “Cidade Baixa”]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238269/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Lázaro Ramos prepara novo longa e retoma parceria com roteirista de “Madame Satã” e “Cidade Baixa”
23 de Fevereiro de 2026Foto: Instagram
![Escolas já podem responder à segunda fase do Censo Escolar 2025 [Escolas já podem responder à segunda fase do Censo Escolar 2025]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238276/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Escolas já podem responder à segunda fase do Censo Escolar 2025
22 de Fevereiro de 2026Foto: Alexandre Campbell/IMPA
![Mais Médicos Especialistas: inscrições terminam neste domingo [Mais Médicos Especialistas: inscrições terminam neste domingo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238275/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Mais Médicos Especialistas: inscrições terminam neste domingo
22 de Fevereiro de 2026Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
