CRIME AMBIENTAL: Embasa é alvo de operação da Polícia Federal; Empresa de saneamento se pronuncia
Da redação
Foto: ReproduçãoNa manhã desta terça-feira (14/11), a sede da Embasa em Salvador, foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF). No total foram cinco mandados de busca e apreensão para localizar documentos, para investigar se a empresa cometeu crime ambiental.
Mais dois mandados ocorreram no Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Segundo a assessoria de comunicação da PF, um esgoto sanitário sem o cumprimento de etapas necessárias para minimizar o impacto ambiental dos dejetos do efluente no mar está sendo lançado.
Além da investigação pelo crime ambiental (artigos 54 e 60 da Lei 9.605/98), foi instaurado inquérito próprio para apuração dos crimes de prevaricação (artigo 319, CP) ou desobediência (artigo 330, CP), em razão da recusa do responsável pela empresa em apresentar a documentação requisitada pela Polícia Federal.
Através de nota, a Embasa afirmou que os documentos se referem à operação da Estação de Condicionamento Prévio (ECP) do Rio Vermelho, quando o funcionamento da ECP foi temporariamente comprometido devido a um acidente de trânsito.
Confira nota:
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que a operação da Polícia Federal realizada na manhã desta terça-feira (14), na sede da empresa no Centro Administrativo da Bahia (CAB), foi destinada à busca e apreensão de documentos e informações sobre a operação da Estação de Condicionamento Prévio (ECP) do Rio Vermelho em março de 2016, quando o funcionamento da ECP foi temporariamente comprometido devido a um acidente de trânsito. Na época, um ônibus bateu em um poste da rede elétrica que atende a estação de tratamento operada pela Embasa e, com isso, causou uma parada no sistema de bombeamento. A Diretoria Executiva da Embasa se colocou à inteira disposição dos agentes da Polícia Federal durante a operação.

![Suíca reforça apoio aos garis e margaridas e projeta mandato voltado aos trabalhadores em 2026 [Suíca reforça apoio aos garis e margaridas e projeta mandato voltado aos trabalhadores em 2026]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238604/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
![Vitória lança promoção com primeiro mês grátis para novos sócios do Sou Mais Vitória [Vitória lança promoção com primeiro mês grátis para novos sócios do Sou Mais Vitória]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238603/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
![Justiça condena Drogasil em R$ 10 milhões por exigir CPF em descontos promocionais [Justiça condena Drogasil em R$ 10 milhões por exigir CPF em descontos promocionais]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238602/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
![OMS faz alerta sobre avanço do ebola na África Central e teme nova crise sanitária [OMS faz alerta sobre avanço do ebola na África Central e teme nova crise sanitária]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238601/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
![Mais de 12 mil meninas vítimas de violência sexual tiveram filhos no Brasil em 2024, revela levantamento [Mais de 12 mil meninas vítimas de violência sexual tiveram filhos no Brasil em 2024, revela levantamento]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238600/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
![Atuação política com apoio aos garis e margaridas marca planejamento de Suíca para o pleito de 2026 [Atuação política com apoio aos garis e margaridas marca planejamento de Suíca para o pleito de 2026]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238599/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)