Brasil

Camaçari: ciclo de festas populares tem início nesta sexta (12)

11 de Janeiro de 2018 -Gessica Lopes
[Camaçari: ciclo de festas populares tem início nesta sexta (12)]

Foto: Divulgação

Abrindo o ciclo das tradicionais lavagens e festas populares da Costa de Camaçari, ocorre nesta sexta-feira (12), os festejos de Barra do Pojuca, em homenagem ao padroeiro da localidade, São Francisco de Assis. Realizada há mais de 100 anos, as comemorações, que seguem até segunda-feira (15). 

A concentração está marcada para as 10h, no posto de combustível localizado na entrada da localidade. A procissão será acompanhada por grupos culturais e um mini trio institucional, com destino à igreja católica que leva o nome do santo, também conhecida como Igreja Matriz, situada na praça principal. Com percurso de aproximadamente dois quilômetros, a previsão de chegada é 14h.

Dando prosseguimento aos festejos, no sábado (13) ocorrerá a parte profana do evento. Uma seresta, em frente ao mercado municipal da localidade, animará os participantes. A festa acontece a partir das 22h e só deve acabar na madrugada do domingo (14).

Na segunda-feira (15) acontece uma procissão marítima, promovida por pescadores da localidade, com saída às 6h da Igreja Matriz em direção à Praia da Espera, em Itacimirim. De lá, sairão os barcos que levarão ao mar as oferendas dos devotos. O retorno está previsto para as 16h.

Comentários

Outras Notícias

[Teste molecular no SUS registra 9,9 mil resultados positivos para HPV de alto risco]
Saúde

Teste molecular no SUS registra 9,9 mil resultados positivos para HPV de alto risco

03 de Novembro de 2026

Foto: João Risi / MS

[ Alexandre Aleluia chega a 35 apoios na Câmara de Salvador após adesão de Muniz]
Política

Alexandre Aleluia chega a 35 apoios na Câmara de Salvador após adesão de Muniz

03 de Novembro de 2026

Fotos: Câmara Municipal de Salvador

[Bahia encosta no G-4 e chega a 44,3% de probabilidade de terminar no G-5]
Esportes

Bahia encosta no G-4 e chega a 44,3% de probabilidade de terminar no G-5

03 de Novembro de 2026

Foto: Gleidson Santana / Bahia Notícias

[Vitória encerra passagem de Jair Ventura após revés diante do Coritiba]
Esportes

Vitória encerra passagem de Jair Ventura após revés diante do Coritiba

03 de Novembro de 2026

Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

[Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana]
Artigos

Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana

31 de Outubro de 2026

Ana Angélica Rabello é coordenadora-geral do SindilimpBA | FOTO: Luciano Barreto

[ Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA]
Bahia

Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA

31 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação / Gov-BA

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias