Brasil

Inadimplência do consumidor sobe 4,8% em maio ante abril

07 de Junho de 2019 -Redação Cabula agora
[Inadimplência do consumidor sobe 4,8% em maio ante abril]

O indicador de inadimplência do consumidor registrou aumento de 4,8% em maio ante abril, já descontados os efeitos sazonais, segundo a Boa Vista. Entretanto, na comparação com maio de 2018, houve recuo de 0,6% no indicador, que acumula agora uma queda de 2,5% nos últimos 12 meses e de 5,9% em 2019.

"A queda da inadimplência observada desde o final de 2016 pode ser explicada pela maior cautela das famílias, pela capacidade de endividamento dos consumidores ainda limitada pelo fraco crescimento da renda e pelo efeito defasado da maior seletividade dos bancos no período mais agudo da crise", diz a Boa Vista, em nota.
Porém, a empresa alerta para um possível aumento da inadimplência, destacando "o elevado nível de desocupação e subutilização da mão de obra e a lenta recuperação da renda" como fatores que podem contribuir para a piora no índice.
Portanto, os dados divulgados nesta sexta-feira, 7, podem ser vistos de diferentes formas. Assim, a Boa Vista adota cautela na análise dos números. Para a empresa, deve-se "acompanhar os dados com mais atenção a partir de agora", a fim de esclarecer qual é o entendimento correto: se o aumento de maio é pontual ou uma tendência.

Comentários

Outras Notícias

[Atuação política com apoio aos garis e margaridas marca planejamento de Suíca para o pleito de 2026]
Política

Atuação política com apoio aos garis e margaridas marca planejamento de Suíca para o pleito de 2026

08 de Junho de 2026

Suíca é pré-candidato a deputado federal pelo PT | FOTO: Divulgação |

[Impugnação apresentada pelo SindilimpBA coloca em xeque participação de cooperativas em contrato de limpeza pública em Barra do Rocha]
Economia

Impugnação apresentada pelo SindilimpBA coloca em xeque participação de cooperativas em contrato de limpeza pública em Barra do Rocha

08 de Junho de 2026

SindilimpBA pede que edital em Barra do Rocha seja refeito | FOTO: Divulgação/Freepik |

[Confederação da Saúde aciona STF contra regras sobre riscos psicossociais no trabalho]
Saúde

Confederação da Saúde aciona STF contra regras sobre riscos psicossociais no trabalho

08 de Junho de 2026

Foto: Divulgação

[Cachês do São João 2026 reacendem debate após artistas registrarem aumentos superiores a R$ 100 mil]
Bahia

Cachês do São João 2026 reacendem debate após artistas registrarem aumentos superiores a R$ 100 mil

08 de Junho de 2026

Foto: André Carvalho (BN) / Instagram da @eduardocosta e @osmenotti

[MPF e MP-BA fecham acordo para ampliar fiscalização ambiental da Ponte Salvador-Itaparica]
Bahia

MPF e MP-BA fecham acordo para ampliar fiscalização ambiental da Ponte Salvador-Itaparica

08 de Junho de 2026

Foto: Divulgação

[Ator que interpreta Pelé em série da Netflix acredita que produção pode reacender orgulho do brasileiro pelo país]
Fofoca

Ator que interpreta Pelé em série da Netflix acredita que produção pode reacender orgulho do brasileiro pelo país

08 de Junho de 2026

Foto: Divulgação

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias