Brasil

Pesquisa conclui que homens são mais desinformados sobre a depressão

05 de Setembro de 2019 -Redação Cabula agora
[Pesquisa conclui que homens são mais desinformados sobre a depressão]

A pesquisa foi feita pela Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA), o Centro de Valorização da Vida (CVV) e a farmacêutica Pfizer

A pesquisa “Depressão, suicídio e tabu no Brasil: um novo olhar sobre a Saúde Mental”, do IBOPE Conecta, indicou que muitas pessoas ainda veem a doença como uma “dor da alma” e que pode ser superada apenas com pensamentos positivos e força de vontade.
 
Entre os homens o índice é superior às mulheres. 30% dos entrevistados pela pesquisa apontaram a depressão a "falta de fé" ou não souberam avaliar a veracidade desta informação. Em relação as mulheres esse índice foi de 17%.
 
Entre os pesquisados, 35% dos homens disseram que ter uma atitude positiva basta para superar a depressão, enquanto 20% não souberam responder; apenas 26% das mulheres concordaram com a afirmação e 16% não têm uma opinião.
 
Durante o levantamento ainda foi questionada a associação da depressão como sinal de fraqueza ou falta de vontade, nesse item 17% dos homens concordaram com essa informação e 12% não souberam responder. Enquanto isso, apenas 10% das mulheres consideraram a associação verdadeira.
 
A pesquisa seguiu com questionamentos sobre antidepressivos, neste ponto 21% dos homens afirmaram que se recusariam a tomar o medicamento, entre as mulheres o índice foi de 16%.
 
O estudo foi realizado por meio de um questionário online com 2.003 entrevistados, dos quais 47% eram homens e 53% mulheres. Os participantes foram separados pela idade em cinco categorias: 13 a 17 anos; 18 a 24 anos; 25 a 34 anos; 35 a 54 anos; e 55 ou mais. A pesquisa foi feita pela Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA), o Centro de Valorização da Vida (CVV) e a farmacêutica Pfizer.

Comentários

Outras Notícias

[Teste molecular no SUS registra 9,9 mil resultados positivos para HPV de alto risco]
Saúde

Teste molecular no SUS registra 9,9 mil resultados positivos para HPV de alto risco

03 de Novembro de 2026

Foto: João Risi / MS

[ Alexandre Aleluia chega a 35 apoios na Câmara de Salvador após adesão de Muniz]
Política

Alexandre Aleluia chega a 35 apoios na Câmara de Salvador após adesão de Muniz

03 de Novembro de 2026

Fotos: Câmara Municipal de Salvador

[Bahia encosta no G-4 e chega a 44,3% de probabilidade de terminar no G-5]
Esportes

Bahia encosta no G-4 e chega a 44,3% de probabilidade de terminar no G-5

03 de Novembro de 2026

Foto: Gleidson Santana / Bahia Notícias

[Vitória encerra passagem de Jair Ventura após revés diante do Coritiba]
Esportes

Vitória encerra passagem de Jair Ventura após revés diante do Coritiba

03 de Novembro de 2026

Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

[Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana]
Artigos

Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana

31 de Outubro de 2026

Ana Angélica Rabello é coordenadora-geral do SindilimpBA | FOTO: Luciano Barreto

[ Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA]
Bahia

Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA

31 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação / Gov-BA

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias