Brasil

'Sistema nenhum vai nos calar', diz Fernanda Montenegro ao lançar biografia

07 de Outubro de 2019 -Redação Cabula agora
['Sistema nenhum vai nos calar', diz Fernanda Montenegro ao lançar biografia]

A atriz foi ovacionada pela plateia do Teatro

A atriz Fernanda Montenegro foi ovacionada pela plateia do Theatro Municipal de São Paulo, neste domingo (6), durante o “Festival Mário de Andrade – A Virada do Livro”, onde ela lançou sua biografia, “Prólogo, ato, epílogo”, escrita com jornalista e biógrafa Marta Góes.
“Sistema nenhum vai nos calar. Este é um livro sobre uma mulher de teatro e, de repente, passou a ser um ato de resistência. Estamos unidos aqui, hoje, em torno da liberdade de expressão”, afirmou a artista, que faz 90 anos no dia 16 de outubro e recentemente foi chamada de “mentirosa” e “sórdida” pelo diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte, Roberto Alvim.
De acordo com informações do Gshow, ao subir no palco, a atriz foi aplaudida de pé e recebeu o amigo e diretor do Teatro Oficina, diretor do Teatro Oficina, que fez uma homenagem surpresa ao lado do ator Pascoal da Conceição. “Essa mulher é um fenômeno da história do teatro vivo. É a deusa do teatro, bruxa, divina e diabólica”, brincou o diretor, em referência à capa de revista que impulsionou os insultos de Alvim contra Fernanda Montenegro.

Segundo a artista, a motivação para a criação do livro, escrito a partir de 18 encontros com Marta, ao longo de cerca de um ano, foi deixar sua história para os netos. “Eu pensei: os nossos filhos sabem de metade da nossa vida, mas, quando os netos vêm, as coisas começam a cair no esquecimento. Quero que meus netos levem, de tudo isso, a resistência”, afirmou.

Comentários

Outras Notícias

[Atuação política com apoio aos garis e margaridas marca planejamento de Suíca para o pleito de 2026]
Política

Atuação política com apoio aos garis e margaridas marca planejamento de Suíca para o pleito de 2026

08 de Junho de 2026

Suíca é pré-candidato a deputado federal pelo PT | FOTO: Divulgação |

[Impugnação apresentada pelo SindilimpBA coloca em xeque participação de cooperativas em contrato de limpeza pública em Barra do Rocha]
Economia

Impugnação apresentada pelo SindilimpBA coloca em xeque participação de cooperativas em contrato de limpeza pública em Barra do Rocha

08 de Junho de 2026

SindilimpBA pede que edital em Barra do Rocha seja refeito | FOTO: Divulgação/Freepik |

[Confederação da Saúde aciona STF contra regras sobre riscos psicossociais no trabalho]
Saúde

Confederação da Saúde aciona STF contra regras sobre riscos psicossociais no trabalho

08 de Junho de 2026

Foto: Divulgação

[Cachês do São João 2026 reacendem debate após artistas registrarem aumentos superiores a R$ 100 mil]
Bahia

Cachês do São João 2026 reacendem debate após artistas registrarem aumentos superiores a R$ 100 mil

08 de Junho de 2026

Foto: André Carvalho (BN) / Instagram da @eduardocosta e @osmenotti

[MPF e MP-BA fecham acordo para ampliar fiscalização ambiental da Ponte Salvador-Itaparica]
Bahia

MPF e MP-BA fecham acordo para ampliar fiscalização ambiental da Ponte Salvador-Itaparica

08 de Junho de 2026

Foto: Divulgação

[Ator que interpreta Pelé em série da Netflix acredita que produção pode reacender orgulho do brasileiro pelo país]
Fofoca

Ator que interpreta Pelé em série da Netflix acredita que produção pode reacender orgulho do brasileiro pelo país

08 de Junho de 2026

Foto: Divulgação

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias