Brasil

Crise do coronavírus pode levar 500 milhões à pobreza

11 de Abril de 2020 -Redação Cabula agora
[Crise do coronavírus pode levar 500 milhões à pobreza]

No Brasil, segundo o relatório, a situação é ainda mais preocupante devido às moradias precárias

O coronavírus colocou o país em uma crise econômica que pode levar entre 6% a 8% da população mundial para a pobreza. O alerta é da Oxfam, entidade da sociedade civil que atua em cerca de 90 países com campanhas, programas e ajuda humanitária. Com dados da Agência Brasil. Conforme o relatório,” Dignidade, não Indigência”, o fechamento de atividades econômicas pode colocar na situação de pobreza em torno de 500 milhões de pessoas.
De acordo com a entidade, os US$ 2,5 trilhões que as Nações Unidas estimam ser necessários para apoiar os países em desenvolvimento durante a crise do coronavírus vai requerer um adicional de US$ 500 bilhões em ajuda externa, incluindo o financiamento dos sistemas públicos de saúde dos países pobres. “Impostos emergenciais de solidariedade, como taxas sobre lucros excessivos e pessoas muito ricas, poderiam mobilizar recursos adicionais”, avalia a Oxfam, em nota.
Para a Oxfam, as desigualdades já existentes evidenciam o impacto econômico da crise do coronavírus. “Como os trabalhadores mais pobres, tanto nas nações ricas quanto nas pobres, atuam mais no mercado informal, eles estão descobertos de diversas formas. Eles, por exemplo, não têm proteções trabalhistas e nem conseguem trabalhar de casa”, diz a entidade.
Situação no Brasil
No Brasil, segundo o relatório, a situação é ainda mais preocupante devido às moradias precárias, à falta de saneamento básico e de água e aos desafios no acesso a serviços essenciais para os mais pobres. O Brasil tem cerca de 40 milhões de trabalhadores sem carteira assinada e cerca de 12 milhões de desempregados. A estimativa é que a crise econômica provocada pelo coronavírus adicione, ao menos, mais 2 milhões de pessoas entre os desempregados.

Comentários

Outras Notícias

[“Vai Logo, Vida” lidera reproduções no YouTube durante o Carnaval de Salvador]
Bahia

“Vai Logo, Vida” lidera reproduções no YouTube durante o Carnaval de Salvador

19 de Fevereiro de 2026

Foto: Ednei Cunha / Bahia Notícias

[Coutinho comunica desejo de rescindir contrato e surpreende o Vasco]
Esportes

Coutinho comunica desejo de rescindir contrato e surpreende o Vasco

19 de Fevereiro de 2026

Foto: Matheus Lima/Vasco

[“Vampirinha” leva título de música do Carnaval 2026 e Ivete Sangalo conquista heptacampeonato]
Bahia

“Vampirinha” leva título de música do Carnaval 2026 e Ivete Sangalo conquista heptacampeonato

19 de Fevereiro de 2026

Foto: Josemar Pereira / Bahia Notícias

[Jerônimo aponta sucesso da segurança pública e classifica Carnaval como tranquilo]
Bahia

Jerônimo aponta sucesso da segurança pública e classifica Carnaval como tranquilo

19 de Fevereiro de 2026

Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

[Seleção complementar do serviço militar feminino termina nesta sexta]
Brasil

Seleção complementar do serviço militar feminino termina nesta sexta

18 de Fevereiro de 2026

Foto: ST Edmilson / CCOMSEx

[STF reafirma correção do FGTS pelo IPCA e veta pagamento retroativo]
Brasil

STF reafirma correção do FGTS pelo IPCA e veta pagamento retroativo

18 de Fevereiro de 2026

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias