Brasil

Centenas de pessoas morreram por causa de fake news sobre Covid-19

18 de Agosto de 2020 - Redação Cabula agora
[Centenas de pessoas morreram por causa de fake news sobre Covid-19]

Outros relatos de desinformação foram identificados pelo estudo, embora não haja nenhuma relação oficial com fatalidades confirmadas

De curas milagrosas à teorias conspiratórias negacionistas, a onda de desinformação e notícias falsas que veio com a pandemia de Covid-19 pode ter causado diretamente centenas de mortes pelo mundo apenas nos quatro primeiros meses do ano, segundo um novo estudo publicado na revista American Journal of Tropical Medicine and Hygiene.

Segundo os autores do estudo, formada por pesquisadores de vários países do mundo, rumores e falsas informações sobre o coronavírus se espalharam rapidamente pelas redes sociais e pela internet assim que a pandemia começou. Para explicar esse cenário, eles utilizam o conceito de “infodemia“, que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, é um cenário em que “um excesso de informações, algumas precisas e outras não, tornam difícil encontrar fontes idôneas e orientações confiáveis quando se precisa”.

A equipe coletou 2.311 relatos de rumores em 25 línguas originados em 87 países diferentes, vindos de redes sociais, blogs e outros sites da internet. Desses, 2.276 haviam sido checados, e 1.856 foram classificadas como informações falsas. A equipe também separou as informações estudadas em categorias, e os resultados mostraram que 24% delas estavam relacionadas à doença, sua transmissão e sua mortalidade; 21% era sobre o controle da doença e intervenções médicas e epidemiológicas; 19% sobre tratamentos e cura; 15% sobre a causa de doença (incluindo sua origem); e 21% sobre outros motivos. Os autores ainda escrevem que a maior parte das informações falsas foram identificadas “na Índia, nos Estados Unidos, na China, na Espanha, na Indonésia e no Brasil”.

Estimar o impacto das fake news é difícil porque muitos dados não estão centralizados ou computados pelo mundo. Os pesquisadores falam em “centenas” de mortes com certeza, mas o número pode ser bem maior. Apenas uma fake news, que se espalhou em países como o Irã ainda nos primeiros estágios da pandemia, causou aproximadamente 800 mortes e 5.876 internações. A desinformação dizia que ingerir altas quantidades de metanol curaria o coronavírus, levando a uma onda de pessoas se intoxicando com o álcool. Além das mortes, 60 pessoas ficaram totalmente cegas em consequência da prática.

Outras histórias com mentiras também causaram diretamente mortes e danos à saúde, embora em números menores. Elas incluem a ingestão de desinfetante, outros tipos de álcool, sementes de plantas tóxicas e outras substâncias perigosas à saúde. Recentemente, uma criança morreu na Argentina por ingerir dióxido de cloro, um tipo de alvejante altamente tóxico, para se prevenir da doença. O “tratamento” falso está ganhando fama na internet, principalmente na América Latina, e já chegou até a ser aprovado por parlamentares da Bolívia, mesmo se mostrando ineficaz e perigosíssimo.
Uma história que ficou popular na internet era de que ingerir altas quantidades de alho poderia ajudar a prevenir a Covid-19 e estimular o sistema imunológico; na Índia e na Arábia Saudita, a ingestão de urina de vaca e camelo também aconteceu por conta de rumores sobre as propriedades curativas das substâncias. A lista vai além: plantas e chá medicinais como cura ou prevenção, ingestão indiscriminada de vitaminas C e D, “métodos” para se auto diagnosticar (como por exemplo segurar a respiração por 10 segundos), etc.

Comentários

Outras Notícias

[Governo reabre licitação da Arena de Esportes da Bahia com novo orçamento de R$ 13,9 milhões]
Esportes

Governo reabre licitação da Arena de Esportes da Bahia com novo orçamento de R$ 13,9 milhões

12 de Junho de 2025

Foto: Divulgação/Prefeitura de Lauro de Freitas

[São João no Pelô: Prefeitura de Salvador divulga programação completa do Arraiá da Prefs]
Bahia

São João no Pelô: Prefeitura de Salvador divulga programação completa do Arraiá da Prefs

12 de Junho de 2025

Foto: Divulgação

[Governo da Bahia propõe reduzir formação de cabos da PM de 5 para 3 anos]
Política

Governo da Bahia propõe reduzir formação de cabos da PM de 5 para 3 anos

12 de Junho de 2025

Foto: Divulgação

[Reconhecimento oficial: trancistas passam a integrar classificação do Ministério do Trabalho]
Brasil

Reconhecimento oficial: trancistas passam a integrar classificação do Ministério do Trabalho

12 de Junho de 2025

Foto: Reprodução / Dandara Deputada Federal

[Brasil registra número recorde de transplantes em 2024, mas fila ainda preocupa]
Brasil

Brasil registra número recorde de transplantes em 2024, mas fila ainda preocupa

11 de Junho de 2025

Foto: CHS/Divulgação

[Preços de Ozempic e Wegovy sofrem queda no Brasil; veja os valores atualizados]
Saúde

Preços de Ozempic e Wegovy sofrem queda no Brasil; veja os valores atualizados

11 de Junho de 2025

Foto: Reprodução Wegovy

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121