Brasil

Bolsonaro suspende o Renda Brasil e programa se torna uma incógnita

28 de Agosto de 2020 -Redação Cabula agora
[Bolsonaro suspende o Renda Brasil e programa se torna uma incógnita]

“Vamos voltar a conversar. A proposta que a equipe econômica apareceu para mim não será enviada ao Parlamento”, disse ele durante visita a uma usina em Ipatinga (MG).

Após o Presidente, Jair Bolsonaro, descartar publicamente o plano econômico de Guedes –de tirar recursos do abono salarial e outros programas para vitaminar o novo Renda Brasil, o benefício foi suspenso por data indefinida.
Para Bolsonaro, o modelo atual retira recursos de “pobres” e dá a “paupérrimos”. “Vamos voltar a conversar. A proposta que a equipe econômica apareceu para mim não será enviada ao Parlamento”, disse ele durante visita a uma usina em Ipatinga (MG).
O presidente que criticou principalmente a exclusão do abono salarial, deixando seu ministro da Economia, Paulo Guedes, desencorajado, visto que a extinção do abono representava a espinha dorsal da focalização nos mais pobres. Guedes pretendia por no Renda Brasil, todo o direcionamento de recursos do abono e outros programas para o novo Bolsa Família. E explicou que com o fim de outros programas teria um impacto muito menor.
Guedes, conta que na pratica o posicionamento do atual governante anula todo o trabalho feito até então. As divergências expostas hoje pelo presidente foram malvistas pelo mercado financeiro. Logo após as declarações, houve queda brusca no Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira.
No total, a equipe econômica calculava um aumento de 21 bilhões de reais ao programa de transferência de renda, considerando também a incorporação do seguro-defeso e a limitação do Farmácia Popular apenas aos que tivessem inscrição em cadastro social do governo. A ideia era, com isso, aumentar a base de beneficiados e o valor pago a cada família.
Com a declaração, o presidente jogou em território incerto a estrutura do Renda Brasil, programa que havia sido prometido por Guedes para terça-feira desta semana, dentro de um anúncio de peso, apelidado nos bastidores de “Big Bang”, que viria para o reforço à economia no pós-coronavírus.
A reunião desta quarta-feira (26) acabou não acontecendo, em parte porque Bolsonaro queria um valor maior para o Renda Brasil do que os cerca de R$ 250 propostos pela equipe econômica, e pela decisão de mexer no abono para financiamento do projeto Renda Brasil.
O próprio Presidente deu como encerrada as discussões sobre o programa Renda Brasil. E afirmou que o projeto está suspenso até que sejam feitos ajustes no texto elaborado pelo time do ministro Paulo Guedes (Economia).

Comentários

Outras Notícias

[Governo encontra 97 perfis com falsos profissionais de saúde criados por IA no YouTube]
Justiça

Governo encontra 97 perfis com falsos profissionais de saúde criados por IA no YouTube

11 de Setembro de 2026

Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

[Anvisa autoriza vacina contra meningite para bebês a partir de seis semanas de vida]
Saúde

Anvisa autoriza vacina contra meningite para bebês a partir de seis semanas de vida

11 de Setembro de 2026

Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil

[Com estoque crítico, Hemoba amplia coletas de sangue aos sábados no interior da Bahia]
Saúde

Com estoque crítico, Hemoba amplia coletas de sangue aos sábados no interior da Bahia

11 de Setembro de 2026

Foto: Camila Souza / GOVBA

[Ausência de regra previdenciária específica cria obstáculos para aposentadoria de pessoas trans]
Brasil

Ausência de regra previdenciária específica cria obstáculos para aposentadoria de pessoas trans

11 de Setembro de 2026

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

[Pacientes e terapeutas apresentam espetáculo teatral sobre inclusão e reabilitação em Salvador]
Bahia

Pacientes e terapeutas apresentam espetáculo teatral sobre inclusão e reabilitação em Salvador

10 de Setembro de 2026

Foto: Divulgação

[Dólar começa o dia em queda]
Economia

Dólar começa o dia em queda

10 de Setembro de 2026

Foto: Reprodução/Internet

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias