Brasil

Exército colocou capitães para coagir médicos militares a receitarem cloroquina

10 de Outubro de 2021 -Revista Fórum
[Exército colocou capitães para coagir médicos militares a receitarem cloroquina]

O presidente ainda determinou o uso de laboratórios das Forças Armadas para fabricaçãos da cloroquina

Comandantes da 7ª Região do Exército escalaram capitães para acompanhar atendimentos e coagir médicos militares a prescreverem o chamado “kit Covid” para o “tratamento precoce” de pacientes com sintomas de Covid-19 que passaram em seus hospitais em Natal, João Pessoa e Recife.

Segundo informações de Lauro Jardim, no jornal O Globo deste domingo, em denúncia feita ao Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco, um dos profissionais afirmou que havia “coerção dos médicos militares pelo comando da 7ª RM para prescrição de tratamento precoce para Covid e reavaliação de atendimento para indicação forçada de medicação”.

O kit Covid contém entre outros medicamentos a cloroquina e a ivermectina e seu uso foi defendido por Jair Bolsonaro (Sem partido), mesmo sem comprovação científica.

De acordo com o médico que fez a denúncia um oficial da supervisão administrativa, como capitão ou militar de patente superior, sem formação na área da saúde, acompanhava os atendimentos.

Na denúncia ao MP, ele diz que “os médicos seriam “praticamente obrigados a prescrever com um capitão vigiando”.

Pacientes que não tiveram o “kit Covid” prescrito eram convocados para um “segundo atendimento” para “reconsideração do ato”.

Em resposta ao MPF, o comando da 7ª Região do Exército diz que respeitou a autonomia médica, embroa um documento afirme que as medidas de combate à Covid na área da 7ª RM tinham “como ponto principal o incentivo para o tratamento precoce”.

 

Foto: Reprodução

Comentários

Outras Notícias

[Reino Unido avança em lei que restringe venda de cigarros para novas gerações]
Mundo

Reino Unido avança em lei que restringe venda de cigarros para novas gerações

27 de Abril de 2026

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

[Bahia recebe novo lote com mais de 205 mil doses da vacina contra covid-19]
Saúde

Bahia recebe novo lote com mais de 205 mil doses da vacina contra covid-19

27 de Abril de 2026

Foto: Myke Sena/MS

[Multicentro Liberdade amplia acesso à endoscopia gratuita em Salvador]
Saúde

Multicentro Liberdade amplia acesso à endoscopia gratuita em Salvador

27 de Abril de 2026

Foto: Roseane Argolo / Ascom SMS

[Irregularidades no programa Pé na Escola levam à anulação de matrículas em Salvador]
Educação

Irregularidades no programa Pé na Escola levam à anulação de matrículas em Salvador

27 de Abril de 2026

Foto: Agência Brasil

[Pesquisa indica apoio ao exame toxicológico para tirar CNH A e B]
Saúde

Pesquisa indica apoio ao exame toxicológico para tirar CNH A e B

26 de Abril de 2026

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

[Hipertensão: silenciosa e hereditária, doença pede mudança de hábitos]
Saúde

Hipertensão: silenciosa e hereditária, doença pede mudança de hábitos

26 de Abril de 2026

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias