Brasil

"Depressão não é frescura", diz psicólogo sobre altos índices da doença no Brasil e mundo: "tempos difíceis"

25 de Julho de 2022 - Portal M!
[

O psicólogo Sérgio Manzione pontuou nesta segunda-feira (25), que essa 'pandemia' já é vivida no Brasil mesmo antes da Covid e que a crise sanitária só fez agravar o problema já existente em solo brasileiro.

Há quem pense que após a pandemia de Covid-19 que assolou o planeta entre 2020 e 2021, que agora há uma 'pandemia de saúde mental' por conta do aumento em 25% do número de casos de depressão e ansiedade no mundo, segundo levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS). O psicólogo Sérgio Manzione pontuou nesta segunda-feira (25), que essa 'pandemia' já é vivida no Brasil mesmo antes da Covid e que a crise sanitária só fez agravar o problema já existente em solo brasileiro.

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, apontou que, pelo menos, 10,2% das pessoas com 18 anos ou mais receberam o diagnóstico de depressão. O índice foi maior do que o encontrado em 2013 na mesma pesquisa, que foi de 7,6%. De acordo com a PNS, os números de 2019 representam 16,3 milhões de pessoas, com maior prevalência na área urbana (10,7%) do que rural (7,6%).

Em 2021, a Pesquisa Vigitel 2021, que é um dos mais amplos inquéritos de saúde do país, apontou uma média de que 11,3% da população brasileira relatou ter recebido um diagnóstico médico da doença. A frequência foi maior entre as mulheres, com 14,7% se comparado aos homens em 7,3%.

Em 2022, a OMS informou que o número de casos de transtornos de ansiedade aumentou 25,6%, e os de depressão, 27,6%, no ano retrasado. A pasta de saúde internacional também apontou que a pandemia trouxe lacunas no acesso a tratamento em saúde mental. "Estamos falando de ser o primeiro país no mundo em casos de ansiedade, dentre 193 países estados membros da ONU. Isso preocupa muito e houve um agravamento do número de suicídios no Brasil. Em 2021 a gente teve 14 mil mortes e esse número também já vem dobrando ao longo dos 20 anos", disse Sérgio Manzione.

"Nós já vivemos essa pandemia relacionada à saúde mental há muito tempo. Para se ter uma ideia, em 2017, a Organização Mundial de Saúde estimava que existam no mundo 300 milhões de pessoas com depressão. Ela também estima que há, mais ou menos, 1 bilhão de pessoas com doenças mentais mais graves", acrescentou, durante entrevista ao Portal M!. 

"Transtorno de humor como ansiedade e depressão atinge uma população imensa. Então, a gente vive tempos difíceis, de fato, e em 2017 ela já estimava 300 milhões de pessoas e ainda dizia mais, que em 2020 a depressão seria a maior causa de afastamento do trabalho e isso se agravou depois com um aumento de, pelo menos 10% dos casos, e chegamos onde nós estamos hoje: o Brasil com o terceiro lugar no número de casos de depressão (12 milhões de pessoas) e com o maior número de casos de ansiedade (28 milhões de casos)", completou o psicólogo. 

Segundo o especialista, entre os grupos que mais têm se descatado como sucetíveis à depressão e, consequentemente, ao suicídio, são indígenas, LGBTQIA+, policiais, bancários, idosos e médicos. "Cada vez que me fazem essa pergunta eu vou aumentando mais a resposta porque todo mundo hoje está propenso a ter algum tipo de problema até porque não tem como dissociar a saúde mental da saúde pública, das questões de desenvolvimento socioeconômico e também direitos humanos. Ou seja, quando se tem tudo isso misturado, se está mais propenso a atingir isso", pontuou.

Ele explicou que os casos são recorrentes entre os índios por conta do alto consumo de ácool, o que leva a depressão e até ao suicídio. No caso do LGBTQIA+ e as minorias étnicas, pelas próprias pressões de uma sociedade machista, preconceituosa, intolerante, porque a ignorância é a mãe do preconceito, isso vai trazer problema a todo o tempo e quando se tem um incentivo a isso é pior ainda".

"Já os policiais, são um grupo bastante afetado porque lidam com a violência, com casos extremos. Um policial tem oito vezes mais chance de cometer um suicídio do que os outros grupos da sociedade. São números excessivamente altos. Médicos e demais profissionais da área de saúde também podem ter esse tipo de situação de risco maior, porque acabam lidando com muitos problemas e gera um fenômeno da desumanização", disse.

Comentários

Outras Notícias

[MP recomenda à Seap que adote medidas para garantir os direitos da população carcerária LGBT+ na Bahia]
Bahia

MP recomenda à Seap que adote medidas para garantir os direitos da população carcerária LGBT+ na Bahia

24 de Abril de 2024

MP recomenda à Seap que adote medidas para garantir os direitos da população carcerária LGBT+ na Bahia / Foto Divulgação

[Defesa Civil emite alerta e informa que chuva segue até domingo (28) em Salvador]
Bahia

Defesa Civil emite alerta e informa que chuva segue até domingo (28) em Salvador

24 de Abril de 2024

Codesal alerta população para risco de deslizamento de terra e alagamentos nos próximos dias / Foto Aratu online

[Rodoviários atrasarão a saída dos ônibus nesta quinta-feira (25); saiba mais]
Bahia

Rodoviários atrasarão a saída dos ônibus nesta quinta-feira (25); saiba mais

24 de Abril de 2024

Colaboradores farão uma assembleia devido ao descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho por parte da concessionária / Foto Beto Junior

[Posição de Portugal sobre escravidão é fruto de cobranças, diz Anielle]
Política

Posição de Portugal sobre escravidão é fruto de cobranças, diz Anielle

24 de Abril de 2024

Ministra da Igualdade Racial espera medidas concretas / Foto Fábio Rodrigues

[A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país]
Justiça

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

24 de Abril de 2024

Sudeste teve o maior número de ocorrências em 2022 / Freepik

[Bahia adere ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência]
Bahia

Bahia adere ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

24 de Abril de 2024

Bahia adere ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência / Foto Matheus Landim

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias