Brasil

Foto de youtuber negro aparece em banco de imagens de reconhecimento da polícia

26 de Dezembro de 2022 - Redação Cabula agora
[Foto de youtuber negro aparece em banco de imagens de reconhecimento da polícia]

O influenciador e youtuber Thiago Torres, conhecido como Chavoso da USP descobriu esta semana que sua foto aparece em um banco de imagens de reconhecimento de suspeitos da polícia

Thiago utilizou suas redes sociais para mostrar a mensagem que recebeu de uma pessoa dizendo que a foto dele estava em um álbum de reconhecimento da polícia. Um dia após a denúncia, na terça-feira (20), Thiago teve sua conta no Instagram suspensa. O perfil do influenciador tinha 257 mil seguidores e era uma de suas fontes de trabalho.

Chavoso descobriu o uso indevido de sua imagem após uma pessoa que analisava um crime de extorsão ver a foto do influenciador no álbum e alertá-lo: “Num reconhecimento deste, a vítima pode muito bem te reconhecer, o que pode gerar vários problemas, até uma expedição de mandado de prisão”, escreveu a pessoa.

O youtuber compartilhou o print da conversa, que contém a foto dele no álbum e escreveu nos stories de seu Instagram: “Era só o que me faltava mesmo.”

Além de seu perfil no Instagra. Chavoso acumula milhares de seguidores em seu Twitter, 140 mil seguidores e 310 mil inscritos em seu canal do YouTube. O jovem viralizou nas redes sociais desabafando sobre as diferenças que existem entre ser um jovem periférico e estudante de Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP). Chavoso fala sobre cultura periférica, racismo, desigualdade e outros assuntos, além de realizar palestras sobre esses temas.

Reconhecimento x racismo

O reconhecimento realizado pela polícia é feito através de um álbum físico ou digital com fotos de terceiros para que a vítima aponte o autor do crime, servindo apenas como prova inicial que deve ser comprovada por demais evidências. As imagens são selecionadas em álbuns policiais ou redes sociais, uma prática que seria comum nas delegacias.

Segundo uma pesquisa da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, citada no site do STJ, em cinco anos, entre 2014 e 2019, 53 pessoas foram acusadas indevidamente no estado a partir de reconhecimento fotográfico. Todas foram absolvidas, mas 50 delas chegaram a ser presas preventivamente, sendo que apenas 20% eram brancas.

Comentários

Outras Notícias

[Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes ]
Saúde

Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes

17 de Abril de 2025

Foto: Walterson Rosa/MS

[Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]
Saúde

Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa

17 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]
Cultura

Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / Acorda Cidade

[Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]
Saúde

Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / CONASS

[Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]
Bahia

Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão

14 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]
Política

Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações

14 de Abril de 2025

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121