Governo decreta estado de emergência zoossanitária por 180 dias devido à influenza aviária
23 de Maio de 2023 -CNN Brasil![Governo decreta estado de emergência zoossanitária por 180 dias devido à influenza aviária [Governo decreta estado de emergência zoossanitária por 180 dias devido à influenza aviária]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/235174/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
O número de casos subiu de cinco para oito. Não há ainda casos identificados em humanos, mas a ocorrência em aves silvestres já foi registrada em dois estados: Espírito Santo e Rio de Janeiro.
FOTO: Reprodução
O governo decretou estado de emergência zoossanitária no país por 180 dias diante do avanço do número de casos de influenza aviária. A decisão foi oficializada em edição extra do Diário Oficial publicada na noite desta segunda-feira (22). O número de casos subiu de cinco para oito. Não há ainda casos identificados em humanos, mas a ocorrência em aves silvestres já foi registrada em dois estados: Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Com a decretação de estado de emergência, o governo tem mais instrumentos para atuar e conter a disseminação do vírus. A portaria permite, por exemplo, ações integradas entre o Ministério da Agricultura e outras pastas. Ela autoriza ainda o governo federal a repassar recursos e auxiliar estados em medidas de contenção.
De acordo com o Ministério da Agricultura, o Brasil não perde o status de “livre de influenza aviária”. Isso porque os casos não atingiram a produção comercial.
O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF/ES) e a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro (SEAPPA/RJ) informaram, no fim de semana, que já estão adotando os procedimentos técnicos relacionados às novas ocorrências, em complementação às ações de comunicação e de vigilância que vinham sendo realizadas desde a detecção dos primeiros casos no Espírito Santo, em 15 de maio de 2023.
Transmissão apenas por contato direto
A doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos. As infecções humanas pelo vírus da Influenza aviária podem ser adquiridas, principalmente, por meio do contato direto com aves infectadas, vivas ou mortas.
As autoridades pedem que a população acione o serviço veterinário local ou realize a notificação por meio do e-Sisbravet ao identificar aves doentes e que evite o contato com elas.
Saúde humana
O Ministério da Saúde informou no sábado (20) que as amostras dos 33 casos suspeitos de influenza aviária em humanos no Espírito Santo deram negativas para o vírus H5N1. Outros dois novos casos suspeitos estão sendo investigados.
Dessa forma, o Brasil segue sem nenhum caso da doença em pessoas. As amostras foram analisadas pelo laboratório da Fiocruz. O homem de 61 anos, funcionário de um parque municipal de Vitória, onde foi encontrada uma das aves com resultado positivo para IAAP, já foi liberado do isolamento.
Em casos de contatos com aves infectadas e de sintomas gripais, o cidadão deve informar imediatamente ao serviço de saúde para que sejam adotados os protocolos de monitoramento e análise laboratorial
Comentários
Outras Notícias
![Atriz baiana Raissa Xavier dá voz à heroína nordestina em nova animação brasileira [Atriz baiana Raissa Xavier dá voz à heroína nordestina em nova animação brasileira]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238589/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Atriz baiana Raissa Xavier dá voz à heroína nordestina em nova animação brasileira
05 de Junho de 2026Foto: Reprodução/Instagram/ Raissa Xavier
![Devinho Novaes lidera contratações do São João 2026 e tem aumento no valor do cachê [ Devinho Novaes lidera contratações do São João 2026 e tem aumento no valor do cachê]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238588/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Devinho Novaes lidera contratações do São João 2026 e tem aumento no valor do cachê
05 de Junho de 2026Foto: Instagram
![SUS amplia vacinação e passa a oferecer imunizante com maior proteção contra pneumonia e meningite [SUS amplia vacinação e passa a oferecer imunizante com maior proteção contra pneumonia e meningite]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238587/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
SUS amplia vacinação e passa a oferecer imunizante com maior proteção contra pneumonia e meningite
05 de Junho de 2026Foto: Lucas Moura / Secom PMS
![Sesab inicia processo para troca da gestão do Hospital Regional de Porto Seguro após identificar irregularidades [Sesab inicia processo para troca da gestão do Hospital Regional de Porto Seguro após identificar irregularidades]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238586/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sesab inicia processo para troca da gestão do Hospital Regional de Porto Seguro após identificar irregularidades
05 de Junho de 2026Foto: Márcio Rocha / Saúde GovBA
![Crise no Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães se agrava com paralisação médica e rescisão contratual anunciada pela Sesab [Crise no Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães se agrava com paralisação médica e rescisão contratual anunciada pela Sesab]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238585/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Crise no Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães se agrava com paralisação médica e rescisão contratual anunciada pela Sesab
05 de Junho de 2026Hospital em Porto Seguro tem atividades médicas paralisadas | FOTO: Divulgação |
![Especialistas destacam importância da qualidade dos óvulos na preservação da fertilidade feminina [Especialistas destacam importância da qualidade dos óvulos na preservação da fertilidade feminina]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238593/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Especialistas destacam importância da qualidade dos óvulos na preservação da fertilidade feminina
03 de Junho de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
