Brasil

1,31% dos nascimentos no Brasil não são registrados, o menor nível histórico, diz IBGE

04 de Abril de 2024 - Redação Cabula agora
[1,31% dos nascimentos no Brasil não são registrados, o menor nível histórico, diz IBGE]

1,31% dos nascimentos no Brasil não são registrados, o menor nível histórico, diz IBGE / Foto Marcelo Casal

O sub-registro de nascimentos no Brasil recuou de 2,06% em 2021 para 1,31% em 2022, apontam dados divulgados nesta quinta-feira (4) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
 

A proporção mais recente é a menor de uma série histórica iniciada em 2015. Na prática, significa que, de um total de 2,57 milhões de nascidos vivos em 2022, 33,7 mil não foram registrados em cartórios no período legal estipulado (até março do ano seguinte).
 

Conforme o IBGE, a redução do sub-registro pode ser associada a fatores como melhoria da coleta dos dados e mudanças da legislação.
 

"No marco legal da primeira infância, foi estabelecido que o registro civil deve ser feito em unidades interligadas da maternidade. Então a criança já sai de lá com o registro feito. Ações como essas vêm impactando essa melhora gradativa", diz o estatístico José Eduardo Trindade, em nota divulgada pelo IBGE.
 

O país ainda apresenta diferenças regionais significativas. O maior percentual de sub-registro de nascimentos foi verificado no Norte (5,14%), seguido pelo Nordeste (1,66%). O Sul teve o menor (0,21%).
 

"Em locais mais remotos, mais distantes, registrar uma criança pode demandar muito tempo, e muitas vezes isso não é feito", aponta o estatístico Luiz Fernando Costa, da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE.
 

Outra diferença abrange a análise dos grupos etários das mães. O maior percentual de sub-registro de nascimentos está entre as mães menores de 15 anos (8,06%).
 

"Normalmente essa mãe mais jovem passa pela unidade de saúde, mas não está indo para o cartório. Isso tem algumas explicações, como a falta de rede de apoio para orientá-la da maneira mais adequada para registrar o seu filho, para o exercício da cidadania dele", afirma Trindade.
 

"Outro fator é a espera pela participação do pai, para a inclusão do nome dele no registro, o que pode atrasar mais", completa.
 

O estudo também traz números de nascimentos conforme os locais das ocorrências. Estima-se que 2,55 milhões tenham sido em hospitais e outros estabelecimentos de saúde em 2022, o que representa 98,93% do total.

SUB-REGISTRO DE MORTES AUMENTA

Enquanto o sub-registro de nascimentos caiu, o de mortes aumentou no Brasil, segundo o IBGE. Em 2022, a proporção foi de 3,65%, acima do percentual de 3,49% em 2021.
 

O dado mais recente (3,65%) corresponde ao sub-registro de quase 57 mil óbitos de um total estimado de 1,56 milhão. No início da série histórica, em 2015, a proporção era de 4,89%.
 

De acordo com o IBGE, o período analisado para definir o sub-registro de mortes é o mesmo dos nascimentos. Assim, se o óbito acontecer em um ano e não for registrado até março do ano seguinte, será enquadrado como sub-registro.
 

Em 2022, essa situação foi maior entre os bebês de até 27 dias de vida (12,87%).
 

Os números integram o Estudo Complementar à Aplicação da Técnica de Captura-Recaptura 2022. Os dados são obtidos pelo pareamento das Estatísticas do Registro Civil, do IBGE, e das bases de dados do Ministério da Saúde.
 

"Há duas bases de dados e sabemos que ambas são incompletas e podem se sobrepor. Então temos registros e notificações que aparecem tanto no Ministério da Saúde quanto no IBGE e se referem ao mesmo evento vital", diz Costa.
 

"Sabendo dessas características, podemos parear essas duas listas e aplicar a técnica da captura-recaptura, que é usar uma modelagem estatística para estimar qual é a probabilidade de um indivíduo ser capturado por uma das fontes", completa.

Comentários

Outras Notícias

[Maternidade da Ufba lança caderneta para acompanhamento de gestação de homens trans no SUS]
Saúde

Maternidade da Ufba lança caderneta para acompanhamento de gestação de homens trans no SUS

03 de Maio de 2024

Programa “Transgesta” se tornou referência em atendimento à população trans na Bahia em 2021 e, agora, lança a caderneta/ Foto Divulgação

[AL-BA publica lei que obriga estabelecimentos a auxiliarem mulheres vítimas de assédio]
Justiça

AL-BA publica lei que obriga estabelecimentos a auxiliarem mulheres vítimas de assédio

03 de Maio de 2024

Caso a norma seja infringida, os locais podem sofrer uma série de penalidades, que vão desde advertência e pagamento de multa até suspensão provisória ou cassação do alvará de funcionamento / Foto Divulgação

[Negociação entre rodoviários e empresários não avança; categoria não descarta greve]
Bahia

Negociação entre rodoviários e empresários não avança; categoria não descarta greve

03 de Maio de 2024

Uma nova rodada de negociações deve acontecer na próxima quinta-feira (9)/ Foto Ilustrativa

[Rio Grande do Sul já registra 29 mortes por causa das chuvas]
Brasil

Rio Grande do Sul já registra 29 mortes por causa das chuvas

03 de Maio de 2024

Número de desaparecidos chega a 60 / Foto Diego Vara

[MEC criará protocolos para combater racismo em escolas]
Educação

MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

03 de Maio de 2024

Medida integra política para implementar educação étnico-racial / Foto Marcelo Camargo

[SEC realiza encontro com estudantes e debate programas voltados para juventude]
Educação

SEC realiza encontro com estudantes e debate programas voltados para juventude

03 de Maio de 2024

SEC realiza encontro com estudantes e debate programas voltados para juventude / Foto Divulgação

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias