Brasil

Camaçari 256 anos: Polo Industrial é responsável por 90% da receita tributária do município

08 de Setembro de 2014 -Piatã

Em comemoração aos 256 anos de emancipação de Camaçari, o portal Bahia no Ar, exibe a partir desta segunda-feira, 08, uma série de reportagens especiais que abordará diversos temas voltados ao município nos seus mais divergentes aspectos. Nessa edição falaremos da importância do Polo Industrial e

Fundado em 1978, o Polo Industrial de Camaçari contribuiu significativamente para o crescimento e desenvolvimento econômico do município em seus 36 anos de existência.

De acordo com o superintendente de Comunicação do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), Érico Oliveira, atualmente 90 empresas de diversos segmentos (petroquímicas, automotivas e produtos finais) estão instaladas no Polo Industrial. Segundo ele, o Polo gera cerca de 45 mil empregos diretos e indiretos, contribuindo com cerca de 20 % do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, além de ser responsável por uma expressiva arrecadação de impostos e por 90% da receita tributária de Camaçari, que representa a segunda maior arrecadação de ISMS do estado, ficando atrás somente de Salvador.

“O Polo tem um papel extremamente relevante no desenvolvimento da Bahia como um todo, e particularmente com o desenvolvimento socioeconômico de Camaçari que é uma das principais cidades industriais do país”, disse. Érico destacou ainda, que o Polo vive um ciclo de expansão no que diz respeito a vinda de novas empresas, que amplia ainda mais as oportunidades de emprego não só no município, como também nas cidades circunvizinhas.

Foto: Cofic

Parcerias

Por conta dessas novas oportunidades, a administração municipal também tem feito sua parte com o objetivo de qualificar mão de obra para direcionar para o Polo, segundo informou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado. O secretário explicou que a prefeitura vem fazendo investimentos principalmente na área da educação técnica e citou a parceria com os cursos do Pronatec e a recente doação do terreno para a instalação definitiva do Senai, em Camaçari.

Machado falou ainda da importância do Polo para atrair outros investimentos para a cidade. “Uma coisa vem dando crescimento as outras. Mais de 13 mil empresas – entre micro, pequenas e de grande porte, abriram no município por conta desse crescimento que o Polo proporciona. Cada empresa que chega dissemina um crescimento muito forte em vários setores.”, disse.

Apesar de toda contribuição que o Polo deu e dá para Camaçari, “algumas coisas ainda precisam avançar”, afirmou o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos, Júlio Bonfim. Para Bonfim, o setor automotivo precisa ser revitalizado com urgência. O diretor falou ainda sobre os esforços do sindicato para garantir a manutenção dos empregos no setor e os investimentos para qualificar os operários. “Hoje a gente tem conseguido avançar na sustentação do emprego e garantir também o crescimento financeiro. O sindicato tem também investido em cursos de qualificação para o trabalhador metalúrgico, para que ele possa ter a oportunidade de adentrar também em outros setores do Polo”, falou.

Bonfim revelou ainda, que o órgão tem projeto de criar um centro de formação do trabalhador, onde serão realizados cursos técnicos de diversos segmentos, pensando justamente na perspectiva amplitude de oportunidades que o Polo proporciona na região.

Por Maíra Lima

Comentários

Outras Notícias

[Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde]
Saúde

Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde

23 de Janeiro de 2026

Foto: Agência Brasil

[Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso]
Justiça

Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso

23 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução

[Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026]
Justiça

Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026

23 de Janeiro de 2026

Foto: Márcia Santana/Ascom SSP

[Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”]
Brasil

Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”

23 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução/Internet

[Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano]
Política

Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano

21 de Janeiro de 2026

O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.

[Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025]
Educação

Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025

21 de Janeiro de 2026

Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias