Brasil

Após denúncia, Prefeitura de Salvador diz que 32% dos moradores de rua foram atendidos

03 de Junho de 2014 -Piatã

Após uma denúncia da Defensoria Pública do Estado (DPE), acusando a ação da prefeitura de Salvaodr de explusão dos moradores de rua como violação de direitos humanos, o governo do município lançou um comunicado apresentando o balanço dos resultados da Secretaria Municipal de Combate à Pobreza (Semps).

A prefeitura alega que o trabalhado é feito por educadores sociais durante o dia e as pessoas atendidas seriam encaminhadas para dois centros de reintegração social. Ainda de acordo com o comunicado, desde 2013, 1.130 pessoas em situação de rua foram levadas para abrigos ou conseguiram reintegração familiar, sendo internadas para tratamento em entidades conveniadas ou enviadas para o município natal somente quando é da vontade do morador. Esse número corresponderia a 32% dos cadastrados.

A DPE recolheu depoimento de 12 moradores de rua e seis funcionários que precensiaram ou escutaram relatos de irregularidade. De acordo com os depoimentos, as abordagens da Polícia Militar eram truculentas, com o uso até de jatos d'água de carros oficiais para a explusão.

A ação movida pela defensoria será discutida pela Justiça. O prefeito ACM Neto, o titular da Semps e a presidente da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), Kátia Alves, foram acionados no processo e podem pagar multa de R$ 5 milhões.

Redação Bahia no Ar

Comentários

Outras Notícias

[Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média]
Educação

Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média

27 de Janeiro de 2026

Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

[Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão]
Justiça

Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão

27 de Janeiro de 2026

Foto: Freepik

[Governo estuda revisão das normas de financiamento da saúde mental no SUS]
Saúde

Governo estuda revisão das normas de financiamento da saúde mental no SUS

27 de Janeiro de 2026

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

[Aos 17 anos, Dell entra para o ranking histórico do Ba-Vi e marca seu nome no Bahia]
Esportes

Aos 17 anos, Dell entra para o ranking histórico do Ba-Vi e marca seu nome no Bahia

27 de Janeiro de 2026

Foto: Letícia Martins / EC Bahia

[BBB 26: MP investiga participante por suspeita de homofobia no reality]
Justiça

BBB 26: MP investiga participante por suspeita de homofobia no reality

26 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Globoplay

[Léo Santana anuncia “BRASILEIRAGGEM” como tema do Carnaval 2026]
Bahia

Léo Santana anuncia “BRASILEIRAGGEM” como tema do Carnaval 2026

26 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias