Brasil

Cerca de 300 imóveis são afetados após chuvas em Santa Cruz Cabrália

08 de Abril de 2014 -Piatã

Cerca de 300 imóveis foram afetados após o temporal que caiu em Santa Cruz Cabrália, local turístico na região de Porto Seguro, de acordo com a Defesa Civil. Até o momento, o balanço aponta que nove foram destruídos parcialmente por deslizamentos de terra e 285 foram afetados por inundações. "As casas vão ser avaliadas nas suas estruturas para saber que tipo de dano houve. É um processo minucioso que precisa ser feito", relata o superintendente de Proteção da Defesa Civil, Salvador Brito, na tarde desta segunda-feira (7).

Além disso, mais de 800 pessoas estão desalojadas ou desabrigadas, informa o órgão. "Elas estão sendo acolhidas em casas de amigos e parentes, além de abrigos públicos", afirma.

A avaliação dos estragos na cidade continua e, até a terça-feira (8), deve ser pedido o estado de emergência. "Vão ser necessários, para a assistência à população, kits de alimentação, higiene, água e medicamentos, além das ações de médio e longo prazo, que são aquelas relacionadas à infraestrutura como drenagem, esgotamento e pavimentação", afirma o gestor.

Segundo ele, na quarta-feira (9), técnicos da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), como profissionais da área social, engenheiros e arquitetos, serão deslocados para a cidade, no sul da Bahia, ainda no processo de avaliação de danos. "Para que a gente tenha uma avaliação ampla da ocorrência e que permita melhor visão da necessidade de planejamento para ações de prevenção e mitigação dos riscos no município", explica.

O processo de contabilização dos estragos provocados na cidade acontecem desde a manhã desta segunda-feira. As chuvas ocorreram entre a sexta-feira (4) e o sábado (6), quando mais de 200 famílias precisaram deixar as suas casas.

A prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Saúde deve começar a vacinar a população contra doenças como tétano, hepatite B, febre amarela e difteria. Equipes que atuam nas áreas de saúde e assistência social irão aproveitar a trégua das chuvas para visitar regiões que foram mais afetadas a fim de identificar as residências que não podem mais receber moradores e para ter informações sobre o quadro clínico das pessoas que enfrentaram temporais dos últimos dias.G1 Bahia.

Comentários

Outras Notícias

[Wesley Safadão aciona Justiça contra pré-candidato após acusações nas redes]
Fofoca

Wesley Safadão aciona Justiça contra pré-candidato após acusações nas redes

29 de Abril de 2026

Foto: Reprodução

[Desmatamento na Amazônia recua 17% no início de 2026, aponta levantamento]
Brasil

Desmatamento na Amazônia recua 17% no início de 2026, aponta levantamento

29 de Abril de 2026

Foto: Orlando K Junior / Divulgação

[MP-BA recomenda cancelamento de show de Natanzinho Lima por valor elevado de cachê]
Fofoca

MP-BA recomenda cancelamento de show de Natanzinho Lima por valor elevado de cachê

29 de Abril de 2026

Foto: André Carvalho / Bahia Notícias

[“FreePelô às Quartas” retorna com nova temporada e programação cultural no Pelourinho]
Cultura

“FreePelô às Quartas” retorna com nova temporada e programação cultural no Pelourinho

29 de Abril de 2026

Foto: Guilherme Weber de Lima/Fundação Casa de Jorge Amado

[Suíca critica fala de Huck no Domingão: “Foi preconceituoso e inoportuno”]
Bahia

Suíca critica fala de Huck no Domingão: “Foi preconceituoso e inoportuno”

28 de Abril de 2026

Durante o programa, Huck mencionou, em tom de brincadeira, que a irmã gêmea da participante, Mile Moreira, estaria vivendo de forma irregular nos Estados Unidos e "fugindo do ICE", órgão de imigração do país. A fala gerou repercussão negativa nas redes sociais e levou a própria Mile a esclarecer que

[Governo da Bahia convoca mais de 2,7 mil estudantes para o programa Partiu Estágio]
Educação

Governo da Bahia convoca mais de 2,7 mil estudantes para o programa Partiu Estágio

28 de Abril de 2026

Foto: Divulgação Gov BA

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias