Brasil

Vergonha: Camaçari amarga 118ª posição em pesquisa de qualidade de vida

23 de Agosto de 2013 -Piatã

Na Região Metropolitana de Salvador, Madre de Deus é a melhor colocada, ocupaa 24ª posição, seguido por Pojuca na 36ª.

A cidade de Camaçari, que é considerada o 4º Polo Industrial da Bahia e que goza de uma receita de quase 1 bilhão de reais, amargou a 118ª posição em pesquisa sobre qualidade de vida, ficando atrás de Candeias e São Francisco do Conde.

O estudo divulgado esta semana pelo Observatório das Metrópoles do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia analisa as 15 principais Regiões Metropolitanas Brasileiras e revela quais oferecem mais -e menos - bem-estar para a população.

De acordo com dados da pesquisa, na Região Metropolitana de Salvador, Madre de Deus é a melhor colocada, ocupa a 24ª posição, seguido por Pojuca na 36ª.

Índice de Bem-estar Urbano (IBREU) é composto pelos itens: mobilidade urbana, condições ambientais, condições habitacionais, atendimento de serviços coletivos e infraestrutura urbana.

Fatores como tempo de deslocamento casa/trabalho, arborização no entorno dos domicílios, iluminação pública, saneamento e coleta adequada de lixo são considerados para a composição de cada categoria do índice.

O IBREU varia entre zero e um: quanto mais próximo de um for o resultado, melhor. A média do conjunto das 15 regiões metropolitanas analisadas foi de 0,605.

As melhores colocadas foram Campinas, Florianópolis, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre. Entretanto, Campinas foi a única a atingir uma avaliação considerada “boa” ou “excelente” de bem-estar, acima de 0,8.

Conheça o relatório completo da pesquisa aqui.

Veja fotos de alguns pontos da cidade

Comentários

Outras Notícias

[Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média]
Educação

Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média

27 de Janeiro de 2026

Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

[Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão]
Justiça

Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão

27 de Janeiro de 2026

Foto: Freepik

[Governo estuda revisão das normas de financiamento da saúde mental no SUS]
Saúde

Governo estuda revisão das normas de financiamento da saúde mental no SUS

27 de Janeiro de 2026

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

[Aos 17 anos, Dell entra para o ranking histórico do Ba-Vi e marca seu nome no Bahia]
Esportes

Aos 17 anos, Dell entra para o ranking histórico do Ba-Vi e marca seu nome no Bahia

27 de Janeiro de 2026

Foto: Letícia Martins / EC Bahia

[BBB 26: MP investiga participante por suspeita de homofobia no reality]
Justiça

BBB 26: MP investiga participante por suspeita de homofobia no reality

26 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Globoplay

[Léo Santana anuncia “BRASILEIRAGGEM” como tema do Carnaval 2026]
Bahia

Léo Santana anuncia “BRASILEIRAGGEM” como tema do Carnaval 2026

26 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias