Brasil

Idosa morre vítima de H1N1 em Vitória da Conquista

23 de Agosto de 2013 -Piatã

Agora são dez as mortes causadas pela doença no estado

A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia, confirmou a morte de uma idosa com mais de 80 anos, por H1N1, na última terça-feira (20). O caso de gripe A é o primeiro registrado na cidade desde o início do ano.

Segundo a secretaria, foram feitos todos os atendimentos e acompanhamentos necessários, mas a idosa morreu em decorrência de uma insuficiência cardíaca. O nome da vítima não foi divulgado.

O número de casos de H1N1 na Bahia chega a 47 desde o início do ano, totalizando dez mortes. No início da semana, a Vigilância Epidemiológica indicou que há um surto da doença no estado.

A baixa temperatura do mês de agosto deixa a população mais vulnerável. O H1N1 tem sintomas parecidos com a gripe comum, mas é seguida de muita tosse, febre alta, dores na garganta e cansaço.

Na tarde de ontem, a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) confirmou a suspeita de um caso da doença na cidade. Um jovem de 19 anos foi internado com sintomas de pneumonia e já está em tratamento com o medicamento Tamiflu, indicado em casos de H1N1 e disponível em toda rede pública.

Os resultados dos exames realizados pelo jovem devem ser divulgados em quinze dias. A cidade de Juazeiro teve, na semana passada, três casos confirmados, sendo que um deles foi a óbito.

A Sesab recomenda cuidados à população, como lavar as mãos várias vezes ao dia, proteger tosse e espirro com lenço descartável, higienizar as mãos após tossir ou espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas, manter os ambientes bem ventilados, evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza e procurar um serviço de saúde caso apresente os sintomas. As informações são do Correio.

Comentários

Outras Notícias

[Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média]
Educação

Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média

27 de Janeiro de 2026

Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

[Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão]
Justiça

Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão

27 de Janeiro de 2026

Foto: Freepik

[Governo estuda revisão das normas de financiamento da saúde mental no SUS]
Saúde

Governo estuda revisão das normas de financiamento da saúde mental no SUS

27 de Janeiro de 2026

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

[Aos 17 anos, Dell entra para o ranking histórico do Ba-Vi e marca seu nome no Bahia]
Esportes

Aos 17 anos, Dell entra para o ranking histórico do Ba-Vi e marca seu nome no Bahia

27 de Janeiro de 2026

Foto: Letícia Martins / EC Bahia

[BBB 26: MP investiga participante por suspeita de homofobia no reality]
Justiça

BBB 26: MP investiga participante por suspeita de homofobia no reality

26 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Globoplay

[Léo Santana anuncia “BRASILEIRAGGEM” como tema do Carnaval 2026]
Bahia

Léo Santana anuncia “BRASILEIRAGGEM” como tema do Carnaval 2026

26 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias