Brasil

Lauro de Freitas: Sociedade vai as ruas por despoluição dos rios

18 de Fevereiro de 2013 -Piatã

Centenas de pessoas participaram da ação. Folders e cartazes foram distribuídos com as frases “Eu curto Rio Sapato” “Quero meu Rio limpo”

O desastre ambiental no Rio Sapato chocou a população de Lauro de Freitas. No mês de janeiro, milhares de peixes foram encontrados mortos boiando as margens do afluente que banha o bairro de Vilas do Atlântico.

A análise das águas comprovou que a causa da mortalidade dos cardumes deve-se aos altos índices de poluição. O relatório de ensaios apontou a existência de 15 mil UFC (Unidades Formadoras de Colônias) de coliformes termotolerantes (ou coliformes fecais) por 100 ml de água – 15 vezes acima do aceitável para rios como o Joanes e o Ipitanga, pelos parâmetros do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para o Programa Monitora, que avalia a qualidade da água nos rios.

Desde então uma onda de protesto inundou a cidade. A sociedade cobra das autoridades solução. No último final de semana a Praia de Ipitanga foi cenário para a realização da campanha “Água limpa, Cuca fresca”. O projeto, liderado pelo vereador Alexandre Marques pretende conscientizar a população para a preservação dos rios.

Centenas de pessoas participaram da ação. Folders e cartazes foram distribuídos com as frases “Eu curto Rio Sapato” “Quero meu Rio limpo” . A animação ficou por conta de professores de educação física, que realizaram no local atividades esportivas, incentivando as práticas saudáveis.

A rede mundial de computadores também é usada como ferramenta de intervenção social. Um abaixo assinado foi criado no site www.avaaz.org pela preservação dos rios da cidade. As assinaturas são um grito por meio ambiente equilibrado e revitalização dos rios Sapato, Joanes e Ipitanga.

Por Giovanna Reyner

Comentários

Outras Notícias

[MP-BA apura possíveis irregularidades em contratos do Carnaval de Correntina]
Bahia

MP-BA apura possíveis irregularidades em contratos do Carnaval de Correntina

03 de Julho de 2026

Foto: Divulgação / Prefeitura

[Estudo aponta que maioria dos medicamentos acionados na Justiça já deveria estar disponível no SUS]
Saúde

Estudo aponta que maioria dos medicamentos acionados na Justiça já deveria estar disponível no SUS

03 de Julho de 2026

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

[Prefeitura afirma que Gusttavo Lima devolveu apenas parte do cachê após cancelamento de show em Pernambuco]
Fofoca

Prefeitura afirma que Gusttavo Lima devolveu apenas parte do cachê após cancelamento de show em Pernambuco

03 de Julho de 2026

Foto: Instagram

[SBT suspende plano de entrevistar presidenciáveis no programa de Patrícia Abravanel]
Fofoca

SBT suspende plano de entrevistar presidenciáveis no programa de Patrícia Abravanel

03 de Julho de 2026

Foto: Reprodução / Gabriel Cardoso / SBT

[SindilimpBA leva garis e margaridas às ruas no 2 de Julho para cobrar aprovação do PL 4146/2020]
Bahia

SindilimpBA leva garis e margaridas às ruas no 2 de Julho para cobrar aprovação do PL 4146/2020

03 de Julho de 2026

Trabalhadores e trabalhadoras de limpeza urbana durante desfile do 2 de Julho em Salvador | FOTO: Divulgação |

[Operações de segurança causam R$ 3 bi em prejuízo ao crime organizado]
Justiça

Operações de segurança causam R$ 3 bi em prejuízo ao crime organizado

02 de Julho de 2026

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias