104 cidades têm alto risco de transmissão de dengue
07 de Março de 2013 -PiatãA Secretaria Estadual de Saúde da Bahia informou que 104 municípios baianos estão em alto risco para a transmissão da dengue. As informações foram divulgadas pelo órgão, através de um boletim epidemiológico que reuniu dados até o dia 27 de fevereiro. Até esta data, mais de 10 mil casos de dengue foram notificados, informou o órgão.
Ainda de acordo com o órgão, as cidades onde se concentram o maior número de casos de dengue no estado são Jequié, Teixeira de Freitas, Guanambi, Brumado, Feira de Santana, Itapetinga e Itabuna. De acordo com a Sesab, só nessas sete cidades foram registrados mais de 49% dos casos.

Ainda de acordo com a Sesab, as cidades onde se concentram o maior número de casos de dengue no estado são Jequié, Teixeira de Freitas, Guanambi, Brumado, Feira de Santana, Itapetinga e Itabuna. De acordo com a Sesab, só nessas sete cidades foram registrados mais de 49% dos casos.
Já as cidades onde foram registrados os casos mais graves da doença, como a hemorrágica, foram Brumado, Feira de Santana, Jaborandi, Jequié, Manoel Vitorino, Rafael Jambeiro e Salvador.
Extremo sul da BA
A situação em Teixeira de Freitas também é grave. O município já registrou mais de 1.700 casos este ano e os hospitais estão superlotados. De acordo com a secretaria de saúde de Teixeira de Freitas, em 1/3 da cidade não existe trabalho de combate à dengue porque faltam profissionais em campo. Além disso, o descuido da população tem contribuído para a proliferação do mosquito.
“Existem muitas pessoas que ainda estão adormecidas quanto a gravidade da situação e mantêm ainda, casas fechadas, construções fechadas, caixas destampadas. Há uma necessidade de que todos estejam atentos”, informou o coordenador do controle da dengue, Nandito Alves.
O índice médio no município é de 4%, mas nos bairros São Lourenzo e Vila Vargas, o índice é superior a 8%. Em 2012 foram registrados 77 casos suspeitos nos meses de janeiro e fevereiro e cinco foram confirmados. Em 2013 já foram notificados mais de 1.600 casos, com mais de 200 confirmados.
Para evitar a superlotação nos hospitais, a secretaria de saúde montou duas unidades de pronto atendimento da dengue, mas elas estão vazias. Só no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, do dia 18 de fevereiro ao dia 6 de março, 697 pessoas foram atendidas com a suspeita da doença.
“A vasão já é muito grande e com a demanda da dengue, isso piorou muito mais. Estamos nos estruturando para dar vasão maior, o laboratório está se estruturando e recebemos apoio com mais bioquímicos e técnicos para poder dar uma rapidez nesse atendimento”, informou a coordenadora de enfermagem do hospital, Lisley Lisboa. Fonte: G1 Bahia
Comentários
Outras Notícias
![MPF aciona quatro empresas por suposta colaboração com garimpo ilegal na Terra Yanomami [MPF aciona quatro empresas por suposta colaboração com garimpo ilegal na Terra Yanomami]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238968/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
MPF aciona quatro empresas por suposta colaboração com garimpo ilegal na Terra Yanomami
25 de Setembro de 2026Foto: Divulgação / Rosinei Coutinho
![Um em cada cinco adultos relata contato com possíveis imagens falsas de nudez criadas por IA [Um em cada cinco adultos relata contato com possíveis imagens falsas de nudez criadas por IA]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238967/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Um em cada cinco adultos relata contato com possíveis imagens falsas de nudez criadas por IA
25 de Setembro de 2026Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
![Ancelotti pede paciência com testes após empate do Brasil diante da Austrália [Ancelotti pede paciência com testes após empate do Brasil diante da Austrália]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238966/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Ancelotti pede paciência com testes após empate do Brasil diante da Austrália
25 de Setembro de 2026Foto: YouTube / CBF TV
![Rayan marca no último lance e Brasil busca empate contra a Austrália em amistoso [Rayan marca no último lance e Brasil busca empate contra a Austrália em amistoso]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238965/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Rayan marca no último lance e Brasil busca empate contra a Austrália em amistoso
25 de Setembro de 2026Foto: Rafael Ribeiro / CBF
![Vigilância Sanitária apura relatos de sintomas gastrointestinais em resort de Porto Seguro [Vigilância Sanitária apura relatos de sintomas gastrointestinais em resort de Porto Seguro]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238964/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Vigilância Sanitária apura relatos de sintomas gastrointestinais em resort de Porto Seguro
24 de Setembro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
![Testemunhas de Jeová deixam decisão sobre componentes do sangue a critério de cada fiel [Testemunhas de Jeová deixam decisão sobre componentes do sangue a critério de cada fiel]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238963/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Testemunhas de Jeová deixam decisão sobre componentes do sangue a critério de cada fiel
24 de Setembro de 2026Foto: Arquivo / Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
