Brasil

SSP-BA cumpre 72 mandados em presídio e divulga áudio de crimes

14 de Março de 2013 -Piatã

Mais de 70 mandados de prisão foram cumpridos dentro do presídio de Itabuna, na região sul da Bahia, nesta terça-feira (13), para desmontar a ação de duas quadrilhas que agiam na unidade. Foram dois anos de investigação até a execução da operação "Batendo de Frente", que foi realizada por cerca de 700 policiais civis e militares.

Os suspeitos são integrantes dos comandos "Raio A" e "Raio B" e davam ordens para matar do lado de fora do presídio. Em uma das gravações disponibilizadas pela polícia, um suspeito, cujo apelido é "Papel", encomenda a morte de um homem a uma pessoa chamada "Gaspar":

- Papel: "Vê se faz um negócio bem feito para não fazer igual da outra vez que largou vivo... Dá um debaixo do sovaco bem dado no peito de perto. Na hora que cair, vai devagar, cola perto da cabeça e dá de um em um".

A desarticulação dos grupos criminosos foi anunciada na tarde desta terça-feira e explicada pelo secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa. "É uma situação que já vem há alguns anos, vai demorar também um período para que a gente possa matar definitivamente essa divisão", disse.

Durante o dia, havia barreiras nas entradas da cidade e em outros pontos estratégicos. Ao total, 47 mandados de busca e apreensão e 25 de prisão foram cumpridos. Drogas e armas foram apreendidas.

Pela manhã, foram feitas as transferências de presos considerados os perigosos. Ao todo, foram transferidos 19 presos do Conjunto Penal de Itabuna vinculados aos Raios A e B - seis foram levados para o presídio federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e outros 13 para o presídio de Serrinha, na Bahia. Com as transferências, a Polícia Civil acredita que a violência possa reduzir de forma expressiva. Segundo a polícia, a ação deve combater as iniciativas do tráfico de drogas em todo o munícipio.

Mascote

Outra operação prendeu dois homens e apreendeu dois adolescentes por volta das 2h30 desta quarta-feira (13), no distrito de São João do Paraíso, situado na cidade de Mascote, a 550km de Salvador. De acordo com a polícia, dois homens conseguiram fugir durante a troca de tiros com a polícia e um suspeito morreu no local.

Ainda segundo polícia, os homens eram suspeitos de pertencer a uma quadrilha de tráfico de drogas. Ainda segundo o órgão, havia a disputa por vendas de drogas entre duas gangues rivais. A polícia informou ainda que, dos menores apreendidos, um confessou ter participado de um homicídio. Com o grupo foram encontrados crack, cocaína, maconha e armas. Os suspeitos foram encaminhados para a Coordenadoria de Polícia da cidade Eunapólis, onde permanecem à disposição da Justiça. Fonte: G1 Bahia

Comentários

Outras Notícias

[MPF aciona quatro empresas por suposta colaboração com garimpo ilegal na Terra Yanomami]
Justiça

MPF aciona quatro empresas por suposta colaboração com garimpo ilegal na Terra Yanomami

25 de Setembro de 2026

Foto: Divulgação / Rosinei Coutinho

[Um em cada cinco adultos relata contato com possíveis imagens falsas de nudez criadas por IA]
Justiça

Um em cada cinco adultos relata contato com possíveis imagens falsas de nudez criadas por IA

25 de Setembro de 2026

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

[Ancelotti pede paciência com testes após empate do Brasil diante da Austrália]
Esportes

Ancelotti pede paciência com testes após empate do Brasil diante da Austrália

25 de Setembro de 2026

Foto: YouTube / CBF TV

[Rayan marca no último lance e Brasil busca empate contra a Austrália em amistoso]
Esportes

Rayan marca no último lance e Brasil busca empate contra a Austrália em amistoso

25 de Setembro de 2026

Foto: Rafael Ribeiro / CBF

[Vigilância Sanitária apura relatos de sintomas gastrointestinais em resort de Porto Seguro]
Saúde

Vigilância Sanitária apura relatos de sintomas gastrointestinais em resort de Porto Seguro

24 de Setembro de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Testemunhas de Jeová deixam decisão sobre componentes do sangue a critério de cada fiel]
Brasil

Testemunhas de Jeová deixam decisão sobre componentes do sangue a critério de cada fiel

24 de Setembro de 2026

Foto: Arquivo / Agência Brasil

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias