Brasil

Prefeitura usará R$ 980 mil para reformar 17 postos de saúde

22 de Março de 2013 -Piatã

O aniversário de 464 anos de Salvador só será comemorado no dia 29, daqui a uma semana. Mas, ontem, a prefeitura já anunciou o que pretende oferecer para a população

O aniversário de 464 anos de Salvador só será comemorado dia 29 de março. Mas ontem o prefeito ACM Neto (DEM) já anunciou um pacote para a cidade por conta da data comemorativa.

Estão previstas ações imediatas - como a inauguração de escolas e entrega de carros para a Guarda Municipal - e de médio prazo, como a construção e reforma de postos de saúde.

Segundo Neto, serão reformados 17 postos, com verba de R$ 980 mil do governo federal. Além disso, quatro novos postos serão construídos, assim como uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os prazos das obras não foram informados.

O secretário municipal da pasta, José Antônio Rodrigues Alves, destaca que esses são passos iniciais para melhorar a assistência à saúde na cidade. “Hoje, precisamos ampliar a rede de atenção básica de Salvador, que tem baixa cobertura. Depois desses 17 postos, estamos já com planejamento para reformar outros 30 ainda nesse primeiro semestre”, diz.

Segundo Rodrigues, já estão sendo feitas reformas nas UPAs de Brotas, Itapuã e Valéria, que devem integrar até 2014 o sistema de atendimento municipal.

No pacote, está previsto também a melhoria da iluminação da cidade. “Já inauguramos 200 pontos de iluminação em Nova Esperança. O bairro estava há cinco anos sem energia. Em Tubarão, foram aproximadamente 60 pontos, incluindo holofotes. Iluminamos o campo e algumas avenidas”, diz a secretária de Ordem Pública, Rosemma Maluf.

A secretária lembra ainda que, quando as ruas têm boa iluminação, aumenta a sensação de segurança da população e leva desenvolvimento para o bairro.

Todas as ações foram anunciadas pelo prefeito ACM Neto durante a assinatura do decreto de criação do programa Verde Perto. Com ele, a prefeitura dá a oportunidade para que empresas e pessoas físicas adotem espaços públicos e levem benefícios à área.

“Sou desenvolvimentista, mas não podemos estimular o desenvolvimento causando prejuízos ao meio ambiente”, disse Neto, depois de plantar um pé de pitanga no Parque da Cidade.

Meio Ambiente

Essa foi a primeira das três mil árvores que devem ser plantadas na capital baiana, em áreas como Parque São Bartolomeu, nas margens do Rio Jaguaripe e na Avenida Manoel Dias da Silva, na Pituba. O programa foi bolado em parceria com a Braskem, o Instituto Fábrica de Florestas e a Centrel.

Através desta iniciativa, segundo o titular da Secretaria de Cidade Sustentável, Ivanilson Gomes, o objetivo é aumentar a quantidade de espaços verdes na cidade. “Em breve, pretendemos finalizar o Plano Diretor de Arborização Urbana para organizar o plantio e o cuidado de árvores na cidade”, declarou.

Espaços públicos

O cidadão ou empresa que adotar o espaço público receberá o selo Bem-te-vi de cooperação com a cidadania urbana. As empresas poderão fazer publicidade nos locais que adotarem, como contrapartida pelos cuidados com a área.

O Parque da Cidade, onde o prefeito anunciou o pacote de ações, é um dos lugares que devem ser adotados. “Estamos conversando com uma grande empresa para reformar e gerir o parque”, disse Neto.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - seção Bahia, Luiz Viana, já manifestou o interesse em adotar a Praça da Piedade. “Meu filho Guilherme, quando eu fui tomar posse na Ordem, pediu que eu fizesse um pedido ao prefeito ACM Neto para que Salvador tivesse um milhão de árvores”, contou Viana. Colaboraram Alexandro Mota, Anderson Sotero e Thais Borges. Fonte: Correio

Comentários

Outras Notícias

[Trabalhadores de limpeza urbana param as atividades nesta sexta para cobrar reconhecimento da profissão]
Bahia

Trabalhadores de limpeza urbana param as atividades nesta sexta para cobrar reconhecimento da profissão

14 de Maio de 2026

A direção do SindilimpBA tem realizado assembleias com os trabalhadores e trabalhadoras para tratar da regulamentação dos garis e margaridas.

[Bahia aparece entre os estados com mais multas por descumprimento da Lei de Cotas para PCDs]
Bahia

Bahia aparece entre os estados com mais multas por descumprimento da Lei de Cotas para PCDs

14 de Maio de 2026

Foto: Agência Brasil / Arquivo

[Ancelotti mantém Thiago Silva no radar da Seleção e condiciona Neymar à parte física]
Esportes

Ancelotti mantém Thiago Silva no radar da Seleção e condiciona Neymar à parte física

14 de Maio de 2026

Foto: Rafael Ribeiro / CBF

[Hugo Motta avança em acordo com Lula para votação do fim da escala 6x1]
Política

Hugo Motta avança em acordo com Lula para votação do fim da escala 6x1

14 de Maio de 2026

Foto: José Cruz/Agência Brasil

[Bruno Reis pede diálogo entre rodoviários e empresários para evitar greve em Salvador]
Bahia

Bruno Reis pede diálogo entre rodoviários e empresários para evitar greve em Salvador

14 de Maio de 2026

Foto: Bruno Concha

[Léo Santana e Lore Improta acompanham obras de novos leitos de UTI nas Obras Irmã Dulce]
Bahia

Léo Santana e Lore Improta acompanham obras de novos leitos de UTI nas Obras Irmã Dulce

13 de Maio de 2026

Foto: Reprodução/Instagram loreimprota

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias