Brasil

Inema aponta 14 praias impróprias para banho em Salvador e RMS

18 de Abril de 2015 -Piatã

Após o período de chuvas que atingiu a Bahia, a população deve ter cuidado com o banho de mar, pois as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças.

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) aponta que 14 praias estão em estado impróprio para o banho neste feriadão nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas, na região metropolitana. No total, 37 praias foram avaliadas pelo órgão.

Na Costa dos Coqueiros e na Baía de Todos os Santos (BTS), praias também foram avaliadas e estão impróprias. Das 16 pertencentes a Costa dos Coqueiros e que foram monitoradas pelo instituto, os banhistas devem evitar apenas uma, localizada em Praia do Forte, em frente à igrejinha, no Litoral Norte.

Já na Baía de Todos os Santos, três se encontram em estado impróprio para banho: Madre de Deus (sob à ponte em Madre de Deus), Cabuçu (em frente às barracas) e Ponta de Areia (em frente ao Restaurante/Barraca Port. Município de Itaparica).

Em Salvador, o Inema chama atenção para que os banhistas evitem a praia de Periperi (na saída de acesso à praia, após travessia da via férrea), Penha (situada em frente à barraca do Valença ), Bogari (em frente ao Colégio da PM, antigo Colégio João Florêncio Gomes), Pedra Furada (rua Rio Negro, em frente à ladeira que dá acesso à praia), Roma (rua Professor Roberto Correia, junto a descida de acesso à praia, fundo do Hospital São Jorge), Rio Vermelho (próximo a escada de acesso à praia e em frente à igreja Nossa Senhora de Santana), Amaralina (em frente à rua do Balneário e ao Edifício Atlântico), Armação (em frente ao clube Inter Pass- Jardim de Alá), Boca do Rio (em frente ao posto Salva Vidas), Corsário (atrás da antiga fábrica da Brahma e em frente ao posto Salva Vidas Patamares), Piatã (atrás do Supermercado) e Itapuã (em frente à Sereia de Itapuã).

Após o período de chuvas que atingiu a Bahia, a população deve ter cuidado com o banho de mar, pois as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é necessário evitar, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.

De acordo com a resolução Conama a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas, apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água

Comentários

Outras Notícias

[Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde]
Saúde

Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde

23 de Janeiro de 2026

Foto: Agência Brasil

[Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso]
Justiça

Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso

23 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução

[Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026]
Justiça

Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026

23 de Janeiro de 2026

Foto: Márcia Santana/Ascom SSP

[Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”]
Brasil

Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”

23 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução/Internet

[Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano]
Política

Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano

21 de Janeiro de 2026

O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.

[Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025]
Educação

Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025

21 de Janeiro de 2026

Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias