Movimento "Avante Camaradas" pede autonomia de diretórios municipais
24 de Maio de 2015 -Diogenes Matos[caption id="" align="alignnone" width="570"]
Participaram do evento: Luiz Caetano, Jorge Solla, Marcelino Galo e Luiza Maia, Amaury Teixeira, Geraldo Simões e Yulo Oiticica.[/caption]Para pedir autonomia dos diretórios municipais para definir sua tática eleitoral pra 2016, o fortalecimento da democracia interna, a construção de novos modelos de governança popular e a formação de uma juventude petista de massas sem a tutela partidária, onde se estabeleça internamente um novo pacto geracional, foi criada neste sábado (23), uma frente formada por deputados federais, estaduais e ex-deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) da Bahia com o manifesto “Avante, Camaradas”, dirigido à militância da legenda no estado. As lideranças que assinam o “Avante” mobilizaram mais de 40% dos votos obtidos pelo PT baiano nas eleições para deputado, em 2014, afinadas em torno de uma opinião crítica sobre o momento vivido pelo Partido. O evento reuniu os deputados federais mais votados do PT no estado, Luiz Caetano e Jorge Solla, os deputados estaduais Marcelino Galo e Luiza Maia, os ex-deputados Amaury Teixeira, Geraldo Simões e Yulo Oiticica, que subscrevem o manifesto. Os presidentes dos diretórios Estadual e Municipal, respectivamente, Everaldo Anunciação e Marta Rodrigues, marcaram presença, além de lideranças políticas, sociais e comunitárias do interior do estado.Um dos articuladores da frente e do manifesto, o deputado estadual Marcelino Galo defendeu o fortalecimento das instâncias de base do PT e a autonomia dos diretórios municipais para disputar o maior número possível de prefeituras no próximo ano. “Não podemos fazer qualquer recuo neste momento em que somos perseguidos muito mais pelos acertos dos governos do PT que mudaram a realidade social da Bahia e do Brasil”, discursou Galo. O deputado federal Jorge Solla defendeu o fortalecimento da luta política para dentro e fora do partido com vista a ampliar a intervenção e contribuição política do partido na sociedade com candidaturas próprias nas eleições municipais. "Temos que garantir o espaço de decisão no partido e ter assegurada a democracia interna, para que possamos escolher quem vai nos representar e atender os anseios da nossa militância, da sociedade e dos movimentos sociais", afirmou. Ex-prefeito de Camaçari, o deputado federal Luiz Caetano ressaltou a importância de construir alternativas que fortaleçam o partido e garanta candidaturas próprias nas eleições em 2016."Não basta só reagir, temos que avançar. E avançar é construir as saídas do ponto de vista do discurso e da prática, construindo novos projetos, novas estratégias e novas táticas, com uma formulação mais profunda para ajudar a sociedade e o partido. Para conter a onda conservadora, é prioridade termos candidaturas nas principais cidades do estado".
Participaram do evento: Luiz Caetano, Jorge Solla, Marcelino Galo e Luiza Maia, Amaury Teixeira, Geraldo Simões e Yulo Oiticica.[/caption]Para pedir autonomia dos diretórios municipais para definir sua tática eleitoral pra 2016, o fortalecimento da democracia interna, a construção de novos modelos de governança popular e a formação de uma juventude petista de massas sem a tutela partidária, onde se estabeleça internamente um novo pacto geracional, foi criada neste sábado (23), uma frente formada por deputados federais, estaduais e ex-deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) da Bahia com o manifesto “Avante, Camaradas”, dirigido à militância da legenda no estado. As lideranças que assinam o “Avante” mobilizaram mais de 40% dos votos obtidos pelo PT baiano nas eleições para deputado, em 2014, afinadas em torno de uma opinião crítica sobre o momento vivido pelo Partido. O evento reuniu os deputados federais mais votados do PT no estado, Luiz Caetano e Jorge Solla, os deputados estaduais Marcelino Galo e Luiza Maia, os ex-deputados Amaury Teixeira, Geraldo Simões e Yulo Oiticica, que subscrevem o manifesto. Os presidentes dos diretórios Estadual e Municipal, respectivamente, Everaldo Anunciação e Marta Rodrigues, marcaram presença, além de lideranças políticas, sociais e comunitárias do interior do estado.Um dos articuladores da frente e do manifesto, o deputado estadual Marcelino Galo defendeu o fortalecimento das instâncias de base do PT e a autonomia dos diretórios municipais para disputar o maior número possível de prefeituras no próximo ano. “Não podemos fazer qualquer recuo neste momento em que somos perseguidos muito mais pelos acertos dos governos do PT que mudaram a realidade social da Bahia e do Brasil”, discursou Galo. O deputado federal Jorge Solla defendeu o fortalecimento da luta política para dentro e fora do partido com vista a ampliar a intervenção e contribuição política do partido na sociedade com candidaturas próprias nas eleições municipais. "Temos que garantir o espaço de decisão no partido e ter assegurada a democracia interna, para que possamos escolher quem vai nos representar e atender os anseios da nossa militância, da sociedade e dos movimentos sociais", afirmou. Ex-prefeito de Camaçari, o deputado federal Luiz Caetano ressaltou a importância de construir alternativas que fortaleçam o partido e garanta candidaturas próprias nas eleições em 2016."Não basta só reagir, temos que avançar. E avançar é construir as saídas do ponto de vista do discurso e da prática, construindo novos projetos, novas estratégias e novas táticas, com uma formulação mais profunda para ajudar a sociedade e o partido. Para conter a onda conservadora, é prioridade termos candidaturas nas principais cidades do estado".Comentários
Outras Notícias
![Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde [Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238208/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde
23 de Janeiro de 2026Foto: Agência Brasil
![Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso [Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238207/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso
23 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução
![Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026 [Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238206/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026
23 de Janeiro de 2026Foto: Márcia Santana/Ascom SSP
![Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo” [Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238205/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”
23 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução/Internet
![Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano [Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238204/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano
21 de Janeiro de 2026O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.
![Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025 [Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238203/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025
21 de Janeiro de 2026Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
