Cultura

Vereador Suíca promove exposição em Memoria Negra da Bahia no Centro de Cultura

28 de Novembro de 2019 - Redação Cabula agora
[Vereador Suíca promove exposição em Memoria Negra da Bahia no Centro de Cultura ]

A exposição é fruto de uma parceria entre o Centro de Cultura da Câmara e o edil

Por Evilasio Sacramento 

O Dia da Consciência Negra é comemorado em todo território nacional. Esta data foi escolhida por ter sido o dia da morte do líder negro Zumbi, que lutou contra a escravidão no Nordeste.
A celebração relembra a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade. Afinal, as gerações de afro-brasileiros que sucederam a época de escravidão sofreram (e ainda sofrem) diversos níveis de preconceito.
Para relembrar e homenagear os grandes heróis que fizeram parte da construção da identidade brasileira, o vereador Luíz Carlos Suíca (PT) promoveu uma exposição com 28 personagens, nesta quinta-feira (28), no Centro de Cultura da CMS. Presente no local, ele afirma que é preciso relembrar das personalidades que pouco se ouve falar atualmente. “Isso é uma pequena contribuição para que os estudantes e as escolas possam fazer um mergulho na história e entender que terá um lugar melhor neste país”, reiterou ao sensibilizar os estudantes a ir em busca dos seus sonhos através dos estudos. 
“Existe e existiu uma escravidão sim, mas sobretudo, existe a resistência. Nós construímos sonhos. Muitos pagaram com a vida. Temos que ter orgulho da nossa história, do povo negro’, afirmou o cineasta e artista Antônio Olavo.
A data foi estabelecida pelo projeto Lei n.º 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, somente em 2011 a lei foi sancionada (Lei 12.519/2011) pela então presidente Dilma Rousseff.
Em alguns estados do país, o Dia da Consciência Negra é feriado como no Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

“Nesse período, sempre fazemos trabalho de empoderamento. Para nós, isso émuito importante porque são alunos de periferias, que sofrem com falta de estímulo. Aqui eles estão vendo que vários negros fizeram várias coisas importantes que ficaram na invisibilidade e agora é a hora de torna-los visíveis”, disse a professora Jane Soares, do Colégio Luíz Fernando Macêdo Costa. 

A estudante Tainá de Jesus, 13 anos, exaltou Maria Brandão, conhecida como defensora dos oprimidos. Ativista política pacifista natural de Rio das Contas (MG.Teve destaque atuação na Campanha pela Paz, organizada pelo PCB em 1950. Em 1964 teve que refugiar-se para escapar da prisão. Foi reconhecida como a mulher que mais recolheu assinaturas mundial pela paz. 
“Muita das negras querem morrer porque acham que sofrem demais na sociedade e que não tem nada de bom para oferecer nesse mundo”, lamentou.

Homenageados:
André Rebouças
Bimba
Caetano Moura
Yedamaria
Cosme de Farias
Cuíca de Santo Amaro
Hilda Jitolu
João de Deus
Juliano Moreira
Lucas Dantas
Luís Anselmo
Luís Gama
Luíz Gonzaga das Virgens
Luíza Mahin
Mãe Aninha
Mãe Senhora
Mãe Stela
Manuel Faustino
Manuel Querino
Mario Gusmão 
Martagão Gesteira
Martiriano Bonfim
Menininha
Mestre Abdibas
Miguel Santana
Pajeú
Pastina
Teodoro Sampaio
Tia Ciata
Zeferina

Comentários

Outras Notícias

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121