Cultura

Consciência Negra, a luta contra um mal que vem lá das cavernas

08 de Novembro de 2021 - Coluna Levi Vasconcelos
[Consciência Negra, a luta contra um mal que vem lá das cavernas]

Clarindo Silva, emblema vivo do Centro Histórico de Salvador, costuma dizer que um dia gostaria de celebrar o dia de todas as raças e não apenas da raça negra

Um bom sonho, mas tipo lá para muitos séculos adiante. O racismo é uma chaga moral incrustrada na alma que vem lá dos tempos das cavernas e nunca deixou de predominar.
A deputada Olívia Santana (PCdoB), que tem na luta contra o racismo uma das suas bandeiras, carimba:
— É óbvio que o homem sempre usou a questão racial para demarcar áreas de abrangência de poder.
Tragédia —No Brasil, essa demarcação é bem nítida. O colonizador português pegou os negros na África como se bichos fossem, depois da abolição deixou-os à própria sorte e configuramos a nossa sociedade hoje com toda a carga desse tempo.
Olívia expõe números que atestam isso: segundo o Atlas da Violência, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 75,7%, de mais de 50 mil vítimas de homicídios no Brasil em 2018, são negras. E 61,8% das mulheres vítimas de feminicídio são negras.
O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, é de luta no Brasil, em especial na capital baiana:
— A data é da afirmação da luta contra o racismo, um convite à reflexão. A escravidão acabou, mas o racismo ficou.
O racismo ficou e mantém a sua marca de terror.
Covid à parte, saúde foi o mercado que mais cresceu

 

Foto: Reprodução
Um levantamento feito pela PwC Brasil, empresa de prestação de serviços, mostra que o mercado de saúde passou por expansões recentes e liderou as transações registradas na Bahia, com 33% do volume negociado.
Na vice-liderança do ranking está a área de tecnologia, que representou 20% das fusões e aquisições de janeiro a setembro deste ano. A Bahia contraria a tendência nacional, já que no Brasil a liderança ficou com a tecnologia, com 44,8%.
Bruno Porto, diretor da PwC, diz que a compra do Hospital Aliança pela rede D'or, que já detém o Hospital São Rafael, e o novo hospital da Rede Mater Dei, mudam a cena:
— Isso pode transformar a capital baiana em um polo regional de saúde no Nordeste.

Comentários

Outras Notícias

[Parceria entre Sesab e Banco de Olhos registra 13 doações de córneas em apenas um mês na Bahia]
Saúde

Parceria entre Sesab e Banco de Olhos registra 13 doações de córneas em apenas um mês na Bahia

27 de Fevereiro de 2025

Foto: Divulgação Sesab

[VLT de Salvador gera mais de mil novas contratações no Subúrbio]
Bahia

VLT de Salvador gera mais de mil novas contratações no Subúrbio

27 de Fevereiro de 2025

Fotos: Feijão Almeida / GOVBA

[Anvisa proíbe mais de 40 pomadas para modelar cabelos e suspende novos produtos]
Saúde

Anvisa proíbe mais de 40 pomadas para modelar cabelos e suspende novos produtos

27 de Fevereiro de 2025

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

[Antidepressivos podem acelerar o avanço cognitivo em pacientes com demência]
Saúde

Antidepressivos podem acelerar o avanço cognitivo em pacientes com demência

27 de Fevereiro de 2025

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

[Bloquinho da Gente anima as ruas de Pernambués e reforça tradição cultural]
Bahia

Bloquinho da Gente anima as ruas de Pernambués e reforça tradição cultural

26 de Fevereiro de 2025

Foto: Reprodução

[Lula amplia Farmácia Popular e confirma início dos pagamentos do Pé-de-Meia]
Política

Lula amplia Farmácia Popular e confirma início dos pagamentos do Pé-de-Meia

26 de Fevereiro de 2025

Foto: Reprodução

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121