Cultura

Orquestra Sinfônica da Bahia se apresentará no TCA nesta quinta-feira

23 de Novembro de 2021 -Osba - Orquestra Sinfônica da Bahia
[Orquestra Sinfônica da Bahia se apresentará no TCA nesta quinta-feira]

Com um repertório dedicado aos compositores franceses, a Orquestra Sinfônica da Bahia se apresentará na próxima quinta-feira (25), a partir das 20h, no Teatro Castro Alves, em Salvador

O grupo voltou aos palcos no último domingo (21), com a apresentação do Sarau da OSBA na Feira Literária do Pelourinho (Flipelô).

Conhecida como uma orquestra de vanguarda e cobiçada por diversos músicos, a lotação do teatro tornou-se frequente nos dias de concerto da OSBA, que é hoje uma das maiores e mais respeitadas filarmônicas do país.

A retomada dos concertos acontece em tempo de celebrar os dez anos da direção artística do maestro Carlos Prazeres, que tem sido incansável no estudo e na criação de projetos que apresentam a música clássica de forma inovadora. Sua linguagem artística investe na formação de plateia e no diálogo com as pautas atuais, com a música popular, com o audiovisual e com as mídias sociais.

A orquestra conseguiu conquistar o coração dos jovens e é hoje a única com um fã clube organizado, apelidado de forma carinhosa e bem-humorada pelo maestro de “público crush”. A juventude se identificou com eventos inovadores e descontraídos, como os Saraus, o Cine Concerto, o Futurível, além da série Mãe Menininha do Gantois, o primeiro experimento sensorial do conjunto.

Outro ingrediente comum aos concertos mais populares da OSBA é a presença de poetas, bailarinas e grandes compositores da música popular, como Caetano Veloso, Luiz Caldas e Gilberto Gil.

Durante a pandemia, a orquestra enfrentou o desafio de se reinventar e produziu, além do Sarau Online, dois documentários (Abraço do Tempo e Solário), a criação do projeto Corrente Sinfônica (uma campanha solidária ao Movimento Nacional da População de Rua) e a irreverente Ópera da Vacina, paródia inspirada em uma ária da célebre ópera de Mozart, A Flauta Mágica, que reforça a importância da vacinação.

Comentários

Outras Notícias

[OPAS/OMS confirma que Brasil permanece livre da circulação endêmica do sarampo]
Saúde

OPAS/OMS confirma que Brasil permanece livre da circulação endêmica do sarampo

17 de Novembro de 2025

Foto: OMS/ONU

[Anvisa suspende glitters decorativos usados em confeitaria por conter materiais plásticos]
Saúde

Anvisa suspende glitters decorativos usados em confeitaria por conter materiais plásticos

17 de Novembro de 2025

Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

[Baiano de 79 anos supera 1 hora de prancha e vira motivação na academia]
Esportes

Baiano de 79 anos supera 1 hora de prancha e vira motivação na academia

17 de Novembro de 2025

Foto: Kaio Vinícius / Acorda Cidade

[Lore Improta compartilha suspeita sobre o sexo do segundo bebê]
Fofoca

Lore Improta compartilha suspeita sobre o sexo do segundo bebê

17 de Novembro de 2025

Foto: Instagram

[Pix completa cinco anos perto de movimentar R$ 30 trilhões por ano]
Política

Pix completa cinco anos perto de movimentar R$ 30 trilhões por ano

16 de Novembro de 2025

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

[STF rejeita recurso e mantém condenação de Bolsonaro na trama golpista]
Política

STF rejeita recurso e mantém condenação de Bolsonaro na trama golpista

16 de Novembro de 2025

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias