Cultura

Mulheres quilombolas lançam projeto de resgate do samba de roda em Salvador

21 de Fevereiro de 2022 - Redação Cabula agora
[Mulheres quilombolas lançam projeto de resgate do samba de roda em Salvador]

O projeto produziu também registros fotográficos que já podem ser acompanhados através do instagram @sambadasmatriarcas

Com o desejo de resgatar a história e a tradição do samba de roda um grupo de mulheres sambadeiras e mobilizadoras culturais da comunidade quilombola do Alto do Tororó, localizada no Subúrbio Ferroviário de Salvador desenvolveram um mini documentário “Matriarcas do Samba” será lançando no Youtube na quinta-feira (24).

Bárbara Lima é moradora do Quilombo Alto do Tororó e é também uma das produtoras do projeto, para ela, o fortalecimento do grupo de samba de roda é importante para o aquilombamento da comunidade e para o auto reconhecimento de suas raízes. Por isso, o documentário contará com muita música, imagens da roda de samba e depoimentos das sambadeiras mais velhas do quilombo. 
 
O projeto MATRIARCAS DO SAMBA tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. 
 
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. 
 
Prêmio Cultura na Palma da Mão – A convocatória foi elaborada para a execução dos recursos remanescentes da LeiAldir Blanc, redirecionados pela Secretaria Especial da Cultura do Ministériodo Turismo, Governo Federal. É voltado para iniciativas culturais dascategorias Difusão Artística; Culturas Periféricas; Culturas Rurais; Memória eTradições; Cultura LGBTQIA+, que devem utilizar as redes sociais ou plataformasde streaming para realização das propostas. 
 
Serviço   

  
Matriarcas do Samba 
Quando: 24 de fevereiro 
Onde: https://www.instagram.com/sambadasmatriarcas/

 

Foto: Instagram Sambadasmatriarcas

Comentários

Outras Notícias

[Salvador registra 29,4% de hipertensão e ocupa 4º lugar entre capitais brasileiras]
Saúde

Salvador registra 29,4% de hipertensão e ocupa 4º lugar entre capitais brasileiras

14 de Agosto de 2025

Foto: Bruno Concha/Secom PMS

[Governo renova concessão da FCA com VLI e inclui trecho baiano na ferrovia]
Bahia

Governo renova concessão da FCA com VLI e inclui trecho baiano na ferrovia

14 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução/ANTT

[Luiz Carlos Suíca confirma articulações e mira eleições de 2026: “Serei candidato, sim”]
Política

Luiz Carlos Suíca confirma articulações e mira eleições de 2026: “Serei candidato, sim”

14 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução/ANTT

[Pit bull destrói sofá e reage com expressão “inocente” em vídeo viral]
Brasil

Pit bull destrói sofá e reage com expressão “inocente” em vídeo viral

13 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução / redes sociais

[Marta e Amanda Gutierres entram na disputa pela Bola de Ouro 2025]
Esportes

Marta e Amanda Gutierres entram na disputa pela Bola de Ouro 2025

13 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução/Internet

[Novo remédio oral da fabricante do Mounjaro apresenta resultados promissores contra a obesidade]
Saúde

Novo remédio oral da fabricante do Mounjaro apresenta resultados promissores contra a obesidade

13 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução Pexels

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121