Cultura

Seletiva de agências para o Afro Fashion Day 2023 recebe mais de 200 modelos: ‘onde vejo minha gente’

09 de Outubro de 2023 - Redação Cabula agora
[Seletiva de agências para o Afro Fashion Day 2023 recebe mais de 200 modelos: ‘onde vejo minha gente’]

Selecionados vão se juntar aos 16 escolhidos na etapa de bairros / Paula Froes

A passarela do Afro Fashion Day é um sonho mesmo para os modelos agenciados e com experiência de mercado. Mais de duas centenas deles (288), vindos de 15 agências baianas, estiveram no Shopping Barra, nesta segunda-feira (09), em busca de uma oportunidade de desfilar na passarela mais negra do Brasil no próximo mês de novembro.

Diferente da seletiva de bairros, que aconteceu em três dias, a seletiva de modelos agenciados é única. A lista e o número de modelos selecionados nesta etapa deve ser divulgada em cerca de uma semana. O grupo vai se juntar aos 16 escolhidos na etapa de bairros, que teve 550 escritos.

Entre eles, o modelo Raydan Montserrat, 24 anos, desfilou pela primeira vez quando tinha 15 anos, em um concurso de moda afro no município de Cachoeira, do qual foi consagrado campeão. Agora, como um modelo agenciado e com alguns anos de experiência, tem como meta desfilar na passarela do Afro Fashion Day. Para isso, percorreu 121 km, de Cachoeira - cidade natal dele - para Salvador, com o coração cheio de esperança.

Agarrado aos simbolismos ancestrais, ele explica porquê, depois de algumas tentativas falhas, acredita que desta vez uma das vagas será dele. “O tema esse ano é ‘Mãe África’, por fazer parte da religião de matriz africana na minha comunidade quilombola [Alto do Rosarinho], depois de ter tentado outras vezes, esse ano eu vim com outra perspectiva. Esse tema fala da minha raiz e representa a minha avó, que era ialorixá e faleceu ano passado, mas sempre se esforçou para estar comigo nos castings”, conta Raydan.

Para a modelo Carollyne Dourado, 16 anos, uma das mais novas entre os concorrentes do concurso, que aceita modelos a partir de 14 anos, também foi a ancestralidade que a fez acreditar que poderia buscar uma vaga no evento.

“As pessoas diziam que eu era bonita mas eu só consegui perceber isso com 15 anos, que eu e outras mulheres negras são lindas e capazes. Como modelo, a gente se prepara para alguns projetos. Ao longo desse um ano que eu comecei, venho me preparando para tentar o Afro Fashion Day e mobilizei a minha agência toda quando soube que as vagas estavam abertas, porque é onde eu vejo a minha gente”, afirma Carollyne.

A maioria dos modelos só conseguia esconder o nervosismo do rosto durante a seletiva nas avaliações de fotografia e desfile. Quando não estavam apreensivos por seus próprios desempenhos, estavam agitados torcendo pelos colegas. Na avaliação de Fagner Bispo, que integra o corpo de jurados ao lado de Gabriela Cruz, Filipe Dias e Nelson Pereira, a maioria dos concorrentes estava buscando a primeira vaga no Afro Fashion Day.

Na função de jurado desde a primeira edição do evento, ocorrida em 2015, Fagner sabe bem o que está buscando nos modelos inscritos na etapa de agências. “Na seletiva de bairros, buscamos talentos da comunidade. Como são pessoas inexperientes, levamos isso em consideração. Já na seletiva de agências, buscamos um pessoal mais qualificado, com certa experiência com passarela, mais ou menos o padrão que vem à cabeça quando pensamos em modelos”, conta Fagner.

Insegura de que a passarela é realmente para ela, a modelo Laura Mendes, 22, tateou primeiro pelas atuação e apresentação antes de se jogar nas passarelas e arriscar o Afro Fashion Day, coisas que ela realmente queria. Por isso, mesmo diante do desafio de superar tantos modelos, ela nutri a satisfação de estar em um lugar com tantas pessoas negras inseridas na moda.   

A minha estatura, a minha cor, o meu cabelo, sempre foram empecilhos para estarmos neste lugar, para eu encarar o meu sonho de frente. Então, ter um lugar que eu e tanta gente pode ser quem realmente queremos ser, é muito gratificante, só me fortalece", destaca Laura.

Etapa de agenciados:

288 modelos agenciados inscritos
15 agências baianas
Etapa de bairros:

550 inscritos
16 selecionados
*Com orientação da chefe de reportagem Perla Ribeiro

O Afro Fashion Day é um projeto do jornal Correio com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, apoio do Shopping Barra e Salvador Bahia Airport.

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