Da Cor da Bahia: conheça história da yalorixá que abriu as portas do terreiro para o 1º bloco afro do Brasil
13 de Novembro de 2023 - Redação Cabula agora![Da Cor da Bahia: conheça história da yalorixá que abriu as portas do terreiro para o 1º bloco afro do Brasil [Da Cor da Bahia: conheça história da yalorixá que abriu as portas do terreiro para o 1º bloco afro do Brasil]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/236075/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Especial do g1 durante mês dedicado à Consciência Negra destaca histórias de baianos que se tornaram referências em suas atividades. / Foto: Redes sociais
Nascida em Salvador, em 1923, Hilda Dias dos Santos, a Mãe Hilda foi uma yalorixá, ativista, educadora e figura determinante na criação do bloco afro Ilê Aiyê. Conselheira e líder, Mãe Hilda abriu as portas de seu terreiro não só para o primeiro bloco afro do Brasil, mas também para educar as crianças do bairro e marcou época em defesa das tradições africanas.
Referência e inspiração para o bloco Ilê Aiyê, Mãe Hilda era considerada uma mulher de autoridade "lenta, macia e sútil", como define a ex-secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana. Iniciada no candomblé por conta de um problema de saúde, fundou em 1950 o terreiro que liderou até sua morte em 2009.
Nesta reportagem, o g1 conta curiosidades sobre a mulher que decidiu ir para a rua acompanhar o filho, Antônio Carlos 'Vovô', que ao lado de Apolônio de Jesus e amigos, criou o primeiro bloco afro do Brasil. Mãe Hilda dizia que caso houvesse algum tipo de repressão policial ao bloco que desfilou no carnaval pela primeira vez em 1975, ela e não os filhos sairiam presos.
terreiro. Sem registro oficial, a escola funcionou inicialmente como 'banca', nome dado ao reforço escolar na Bahia.
De 1988 até 2004 a escola funcionou no Barracão, até ser inserida na construção da sede do bloco. Atualmente a Escola Mãe Hilda atende crianças do 1º ao 5º ano.
Filhos e amigos, como a ex-secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana definem Mãe Hilda como uma mulher de "autoridade lenta, macia e sútil".
Ao longo de sua vida, Mãe Hilda se tornou uma espécie de conselheira da comunidade e uma grande incentivadora da educação.
Liderança sociocultural do bairro, se tornou uma referência para a comunidade negra e religiosa.
Mãe Hilda morreu em 19 de setembro de 2009, aos 86 anos.
A yalorixá dá nome à unidade de saúde do bairro do Curuzu.
O circuito carnavalesco entre o Curuzu e o Plano Inclinado da Liberdade, onde desfilam o Ilê e outras entidades no carnaval, também leva o nome de Mãe Hilda Jitolu.
Em 2023, por conta das celebrações do seu centenário, foi criado o Instituto da Mulher Negra Mãe Hilda Jitolu.
Ao longo da história do estado onde o nasceu o Brasil, o povo negro esteve sempre em posição de destaque nas mais diversas áreas de atuação. Neste mês da Consciência Negra, o g1 publica a série especial "Da Cor da Bahia". As reportagens lembram personagens negras e negros importantes na história do Brasil ao mesmo tempo em que destaca personalidades da contemporaneidade inspiradas por eles ou que têm trajetórias similares.
Comentários
Outras Notícias
![Parceria entre Sesab e Banco de Olhos registra 13 doações de córneas em apenas um mês na Bahia [Parceria entre Sesab e Banco de Olhos registra 13 doações de córneas em apenas um mês na Bahia]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237377/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Parceria entre Sesab e Banco de Olhos registra 13 doações de córneas em apenas um mês na Bahia
27 de Fevereiro de 2025Foto: Divulgação Sesab
![VLT de Salvador gera mais de mil novas contratações no Subúrbio [VLT de Salvador gera mais de mil novas contratações no Subúrbio]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237376/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
VLT de Salvador gera mais de mil novas contratações no Subúrbio
27 de Fevereiro de 2025Fotos: Feijão Almeida / GOVBA
![Anvisa proíbe mais de 40 pomadas para modelar cabelos e suspende novos produtos [Anvisa proíbe mais de 40 pomadas para modelar cabelos e suspende novos produtos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237375/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa proíbe mais de 40 pomadas para modelar cabelos e suspende novos produtos
27 de Fevereiro de 2025Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
![Antidepressivos podem acelerar o avanço cognitivo em pacientes com demência [Antidepressivos podem acelerar o avanço cognitivo em pacientes com demência]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237374/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Antidepressivos podem acelerar o avanço cognitivo em pacientes com demência
27 de Fevereiro de 2025Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
![Bloquinho da Gente anima as ruas de Pernambués e reforça tradição cultural [Bloquinho da Gente anima as ruas de Pernambués e reforça tradição cultural]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237373/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bloquinho da Gente anima as ruas de Pernambués e reforça tradição cultural
26 de Fevereiro de 2025Foto: Reprodução
![Lula amplia Farmácia Popular e confirma início dos pagamentos do Pé-de-Meia [Lula amplia Farmácia Popular e confirma início dos pagamentos do Pé-de-Meia]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237372/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Lula amplia Farmácia Popular e confirma início dos pagamentos do Pé-de-Meia
26 de Fevereiro de 2025Foto: Reprodução
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023