Centro Cultural Solar Ferrão abre nesta terça (23) exposição que ressalta a luta dos Povos Indígenas
22 de Abril de 2024 - Ascom/Ipac![Centro Cultural Solar Ferrão abre nesta terça (23) exposição que ressalta a luta dos Povos Indígenas [Centro Cultural Solar Ferrão abre nesta terça (23) exposição que ressalta a luta dos Povos Indígenas]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/236774/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Centro Cultural Solar Ferrão abre nesta terça (23) exposição que ressalta a luta dos Povos Indígenas / Foto Divulgação
O Centro Cultural Solar Ferrão, instituição administrada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), apresenta, nesta terça-feira (23), às 17 horas, a exposição Hãhãw: Arte Indígena Antirracista, uma mostra de arte brasileira feita por 26 artistas de origem indígena, com a curadoria de Yacunã Tuxá e Ziel Karopoto.
As obras apresentadas variam entre objetos, pinturas, desenhos, esculturas, vídeos e performances. Adriana Cravo, gestora e curadora do Centro Cultural Solar Ferrão, celebra a abertura da exposição. “A inauguração desta exposição não só ressalta a herança artística dos povos indígenas do Brasil mas, também, proporciona o acesso a este universo onde a coletividade e o compartilhamento são valores fundamentais. Que possamos caminhar juntos, construindo pontes de entendimento e celebrando a riqueza da multiplicidade de culturas que compõem nossa sociedade”.
“Os visitantes poderão ouvir o ressoar da voz de 26 artistas indígenas que, mesmo sendo de diferentes povos e regiões do país, caminham alinhados pelo cenário da arte brasileira, propondo uma revisão histórica e estética mas que, acima de tudo e através de suas linguagens artísticas diversas, nos dão o respiro necessário para sonhar um outro céu”, ressalta Yacunã Tuxá, curadora da exposição.
Na língua Patxohã, Hãhãw representa “terra” e “território”. Mais que isso, é a essência da existência dos povos originários. Hãhãw se contrapõe à narrativa que dita a construção do Brasil como uma nação miscigenada, e se apresenta como uma manifestação contra o etnocídio, genocídio e racismo sofridos pelos povos indígenas no Brasil. A Hãhãw é fruto do projeto de pesquisa Culturas de Antirracismo na América Latina (Carla), uma colaboração entre a Universidade de Manchester e a Universidade Federal da Bahia, e da consolidação de uma rede de diálogo e pesquisa entre artistas indígenas de diferentes povos e regiões que estão interessados em construir uma luta antirracista através da arte.
Sobre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
O Ipac é uma unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) e atua de forma integrada e em articulação com a sociedade e os poderes públicos municipais e federais, na salvaguarda de bens culturais tangíveis e intangíveis, na política pública estadual do patrimônio cultural e no fomento de ações para o fortalecimento das identidades culturais da Bahia. Mais informações: www.ipac.ba.gov.br
Serviço:
O que: Abertura da exposição Hãhãw: Arte Indígena Antirracista, uma mostra de arte brasileira
Quando: 23 de Abril, às 17h
Onde: Centro Cultural Solar Ferrão, rua Gregório de Mattos, 45 - Pelourinho, Salvador (BA).
Comentários
Outras Notícias
![Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes [Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes ]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237469/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes
17 de Abril de 2025Foto: Walterson Rosa/MS
![Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa [Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237468/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa
17 de Abril de 2025Foto: Divulgação
![Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques [Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237467/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques
17 de Abril de 2025Foto: Reprodução / Acorda Cidade
![Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde [Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237466/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde
17 de Abril de 2025Foto: Reprodução / CONASS
![Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão [Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237465/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão
14 de Abril de 2025Foto: Divulgação
![Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações [Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237464/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações
14 de Abril de 2025Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023