Cultura

'Em família': Virgílio se recusa a abençoar casamento de Luiza e Laerte: 'O noivo é que eu não aprovo'

19 de Maio de 2014 - Piatã

Virgílio (Humberto Martins) abandonou de vez o ar pacato que tinha na novela "Em família". Depois de dar uma surra em Laerte (Gabriel Braga Nunes), o escultor vai se recusar a abençoar a união do flautista com Luiza (Bruna Marquezine), mudando também de postura quando o assunto é seu apoio, até então incondicional, à herdeira.

A jovem pedirá a bênção do pai, mas não vai adiantar. Já de cara, o marido de Helena (Julia Lemmertz) dirá que a filha precisa ter o aval de sua consciência, e a jovem responderá que não gosta de conversas que não dizem nada, mas parecem dizer muita coisa. Ela também atacará o pai: "Odeio quando você faz esse jogo comigo! Não tenho a sua idade pra decifrar esse tipo de charada".

O escultor falará que não é a idade que ensina. "Vai aprender com o sofrimento, não obrigatoriamente com a idade. Eu pobre e sofrido, aos 10 anos, sabia mais do que meninos de 15, criados no conforto de suas famílias ricas", joga ele. Tentando controlar a impaciência, Luiza pede de novo a bênção para o casamento dela com Laerte. "Tudo bem, pai. Já tenho a aprovação da minha consciência. Quero a sua agora", afirma.

Mas Virgílio se mantém em silêncio enquanto a jovem aguarda ansiosa. Percebendo não terá uma resposta positiva do pai, a universitária diz, já com lágrimas nos olhos: "Se vai me negar a sua bênção, prefiro que não diga nada. Eu vou entender com o seu silêncio que você não aprova o meu casamento".

O marido de Helena explica que o problema não é a cerimônia. "Não o seu casamento, mas o noivo. O noivo é que eu não aprovo", fala ele, amargurado. Mas Luiza, decidida como é, não baixa a guarda e reafirma seu amor por Laerte. "Que triste ouvir isso", lamenta Virgílio. Decepcionada com a atitude do pai, a jovem apela. "A vida inteira, até dois dias atrás, o que foi que eu ouvi de você? Que o que você queria, o que sempre quis, é que eu fosse feliz! Que isso era o que importava pra você. E mais: que isso é o que devia importar para todo pai e toda mãe. A felicidade dos filhos. Não importa que escolhas façam para viver suas vidas", afirma. E o pai zeloso usa isso para justificar seu silêncio. "Por continuar pensando assim é que hesito em lhe dar a minha bênção: a certeza que eu tenho de que você não será feliz", fala.

Mas a jovem não acredita no que ouve e se irrita, mais uma vez, com a certeza que as pessoas têm de que ela será infeliz e que a história dele com o flautista será uma reprise da tragédia que aconteceu há 20 anos em Goiânia. "Lá vem você com essa história! Não está satisfeito com a briga, com o espancamento que ele sofreu de você? Com a humilhação que impos a mim e a ele? Com a vergonha que ele sentiu diante das pessoas que trabalham lá? Diante daqueles que admiram ele como grande artista que é?", quer saber Luiza, lembrando a cena em que Virgílio dá uma surra em Laerte dentro do Galpão Cultural.

Ele se defende, mas Luiza já não quer saber da história e, antes de sair do ateliê do pai, decide dar um basta na situação, mas reforça seu amor pela família: "Pra mim chega, pai. Não tenho mais nada a pedir a você. À mamãe então nem vou tentar. Me caso sem a benção de vocês. Agora, mais do que nunca, vou provar que estão errados e sendo injustos e cruéis comigo. Continuo te amando. E vou mandar convite para o meu casamento".

Virgílio fica amargurado com a situação e até pensa em chamar a filha, mas a deixa ir embora. Com raiva, ele usa a talhadeira que tem na mão e corta ao maio uma das imagens em que estava trabalhando. Com informações do Extra Globo.

Comentários

Outras Notícias

[Moraes abre prazo para alegações do Núcleo 2 dos atos golpistas]
Justiça

Moraes abre prazo para alegações do Núcleo 2 dos atos golpistas

05 de Setembro de 2025

Foto: Joedson Alves/Agencia Brasil

[CNU 2025 em contagem regressiva: falta um mês para primeira prova]
Educação

CNU 2025 em contagem regressiva: falta um mês para primeira prova

05 de Setembro de 2025

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasíl

[Suíca se reúne com relator do projeto que regulamenta profissão de garis e margaridas]
Política

Suíca se reúne com relator do projeto que regulamenta profissão de garis e margaridas

05 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[Tilápias vendidas em feiras de Itapetinga apresentam contaminação bacteriana, alerta estudo da Uesb]
Saúde

Tilápias vendidas em feiras de Itapetinga apresentam contaminação bacteriana, alerta estudo da Uesb

04 de Setembro de 2025

Fotos: Reprodução / Ascom - Uesb

[Nicolas Prattes se torna brasileiro mais rápido na Maratona de Sydney]
Esportes

Nicolas Prattes se torna brasileiro mais rápido na Maratona de Sydney

04 de Setembro de 2025

Foto: Reprodução/ redes sociais

[Maria Bethânia compartilha bastidores de turnê pelos 60 anos de carreira; shows em Salvador estão esgotados]
Bahia

Maria Bethânia compartilha bastidores de turnê pelos 60 anos de carreira; shows em Salvador estão esgotados

04 de Setembro de 2025

Foto: Instagram

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121