Cultura

No Dia da Mentira, confira dez pegadinhas que o consumidor deve ficar de olho para não se endividar à toa

01 de Abril de 2014 - Piatã

Sabe aquele papo que o desconto é incrível, hoje termina a promoção e a mercadoria é a última da loja? E o parcelamento a perder de vista sem juros nenhum? Será que isso é verdade? Consumidor esperto tem que ficar ligado para não cair nas pegadinhas que o comércio e os bancos preparam para os clientes mais distraídos. E como essa terça-feira é o Dia da Mentira, confira as dez frases mais ditas e que exigem atenção.

Uma das mentiras mais comuns que se vê por aí é a do parcelamento em muitas vezes sem juros. De acordo com o professor de Finanças Pessoais do Ibmec, Nelson de Sousa, isso não existe:

— É igual a Papai Noel, só acredita quem quer. O preço real (do produto) é aquele oferecido com desconto para pagamentos à vista. A diferença (entre o preço à vista e o preço parcelado) são os juros que supostamente não existiriam.

Sousa faz um outro e importante alerta para quem fica tentado a apertar “sim” nas telas dos caixas eletrônicos:

— Nunca aceite aqueles empréstimos pré-aprovados que aparecem no caixa eletrônico. As taxas cobradas, normalmente, são bem mais altas do que as médias. Se precisar de um empréstimo, vá à agência e negocie, de preferência um consignado, que tem juros menores.

Comentários

Outras Notícias

[Moraes abre prazo para alegações do Núcleo 2 dos atos golpistas]
Justiça

Moraes abre prazo para alegações do Núcleo 2 dos atos golpistas

05 de Setembro de 2025

Foto: Joedson Alves/Agencia Brasil

[CNU 2025 em contagem regressiva: falta um mês para primeira prova]
Educação

CNU 2025 em contagem regressiva: falta um mês para primeira prova

05 de Setembro de 2025

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasíl

[Suíca se reúne com relator do projeto que regulamenta profissão de garis e margaridas]
Política

Suíca se reúne com relator do projeto que regulamenta profissão de garis e margaridas

05 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[Tilápias vendidas em feiras de Itapetinga apresentam contaminação bacteriana, alerta estudo da Uesb]
Saúde

Tilápias vendidas em feiras de Itapetinga apresentam contaminação bacteriana, alerta estudo da Uesb

04 de Setembro de 2025

Fotos: Reprodução / Ascom - Uesb

[Nicolas Prattes se torna brasileiro mais rápido na Maratona de Sydney]
Esportes

Nicolas Prattes se torna brasileiro mais rápido na Maratona de Sydney

04 de Setembro de 2025

Foto: Reprodução/ redes sociais

[Maria Bethânia compartilha bastidores de turnê pelos 60 anos de carreira; shows em Salvador estão esgotados]
Bahia

Maria Bethânia compartilha bastidores de turnê pelos 60 anos de carreira; shows em Salvador estão esgotados

04 de Setembro de 2025

Foto: Instagram

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121