Cultura

Quadra da Vila Isabel vibra com o tricampeonato no carnaval carioca

14 de Fevereiro de 2013 -Piatã

O grito ‘É campeão’ ecoava na quadra da Vila Isabel desde o início da tarde desta quarta-feira (13). Aos poucos os torcedores apaixonados pela escola foram chegando e preenchendo a quadra, na Zona Norte do Rio. Os rostos já mostravam sinais de confiança. A certeza de ter dado um show na Marquês de Sapucaí deixava o clima cada vez mais quente.

saiba mais

Uma hora antes de começar a apuração na Apoteose, o público já cantarolava o refrão que parece não ter saído da cabeça nem por um minuto: ‘Ô, muié, o cumpadi chegou / Puxa o banco e vem prosear / Bota água no feijão / Já tem lenha no fogão / Faz um bolo de fubá’. Embalados por este samba, a escola mostrou hábitos simples do povo do interior do país, a moda de viola, as visitas dos compadres, as festas no arraiá e a religiosidade.

O público e os jurados se identificaram com o homem do campo retratado pela Vila na avenida do samba. Algumas notas abaixo do tão esperado dez não tiravam a animação. Confiantes, integrantes da bateria misturavam o batuque do samba e do funk para animar a torcida.

Pouco depois de 17h30 o sonho virou realidade e a quadra explodiu de emoções. As lágrimas foram inevitáveis. A mistura de alívio, felicidade, recompensa pelo ano de trabalho e o título de tricampeã envolveu os integrantes e foliões que estavam de plantão para começar a festa. Bandeiras espalhadas pela quadra eram agitadas com muito orgulho.

Os compositores André Diniz, Arlindo Cruz, Leonel, Martinho da Vila e Tunico da Vila capricharam no tempero da Vila e a voz do intérprete Tinga deu o toque final.

A escola, que tem como bases os morros do Macaco e do Pau da Bandeira e o bairro de Vila Isabel, reuniu cerca de oito mil pessoas na quadra. Uma multidão também acompanhou a festa nos arredores do pavilhão.

A Unidos da Vila Isabel foi a última escola a desfilar na segunda-feira (11) e conquistou o terceiro título no grupo especial. A agremiação ganhou pela primeira vez em 1988, com o samba-enredo ‘Kizomba, a festa da raça’, e a segunda vez em 2006 com ‘Soy loco por ti, América: a Vila canta a latinidade

Comentários

Outras Notícias

[Inclusão em campo: Bahia e Fonte Nova treinam equipes para atendimento acessível e combate ao capacitismo]
Esportes

Inclusão em campo: Bahia e Fonte Nova treinam equipes para atendimento acessível e combate ao capacitismo

19 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação / EC Bahia

[Netflix amplia parceria com a Sony e garante prioridade sobre lançamentos do estúdio]
Mundo

Netflix amplia parceria com a Sony e garante prioridade sobre lançamentos do estúdio

19 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação

[Brasil fica fora de licenciamento para genérico de injeção contra HIV e custo preocupa SUS]
Saúde

Brasil fica fora de licenciamento para genérico de injeção contra HIV e custo preocupa SUS

19 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Freepik

[Pesquisador brasileiro que contestou uso da cloroquina assume cargo estratégico na OMS]
Saúde

Pesquisador brasileiro que contestou uso da cloroquina assume cargo estratégico na OMS

19 de Janeiro de 2026

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

[Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches]
Política

Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches

17 de Janeiro de 2026

De acordo com Suíca, mesmo em campos opostos ambos tinham respeito mútuo e atuação pelo fortalecimento da democracia.

[SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho]
Bahia

SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho

16 de Janeiro de 2026

A direção do SindilimpBA participou, nesta quinta-feira (15), do cortejo da tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador. De acordo com a coordenadora-geral do sindicato, a caminhada é marcada pela fé e pelo sincretismo religioso e reforçou a luta do sindicato por melhores condições de traba

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias