Cultura

Veja as transformações dos famosos por um personagem

09 de Outubro de 2011 -Piatã

Murilo Benício acaba de estrear novo visual. O ator surgiu careca no Rock in Rio, e explicou que o novo look é uma questão profissional: Ele aparecerá assim na nova temporada do seriado "Força- Tarefa".

Mas essa não é a primeira vez em que o ator encara uma mudança visual para algum personagem. Em 1995, ele já havia serrado um pedaço de um dente para viver o Juca Cipó de "Irmãos Coragem". Mais recentemente, em 2008, Murilo apareceu com os cabelos descoloridos no início de "A Favorita", quando interpretou Dodi.

Transformações radicais costumam ser o charme de algumas novelas. Muitos atores já se arriscaram aparecendo com mudanças no cabelo, silhueta e outros detalhes. Confira alguns deles.

CARECAS

Entre os homens, é mais fácil raspar os cabelos em função de um personagem. Osmar Prado em "Pedra Sobre Pedra" (1991) e Jonas Torres em "Top Model" (1989) foram alguns exemplos. Mas para as mulheres essa é uma atitude ousada. Quem aceitou o desafio foi Carolina Dieckmann.

A Camila de "Laços de Família" (2000) sofria de leucemia, e durante o tratamento raspou os cabelos, em uma das cenas mais marcantes da novela de Manoel Carlos.

Taís Araújo, na pele de Ellen em "Cobras & Lagartos" (2006), também ficou careca. Mas desta vez o efeito foi obtido através de maquiagem e a famosa touca utilizada para criar o look. A atriz não raspou os cabelos.



QUILOS A MAIS

Outra prática comum é a mudança da silhueta - essa, mais popular entre as atrizes. Claudia Raia engordou mais de dez quilos para viver Adriana, a "bailarina da coxa grossa", em "Rainha da Sucata" (1990). Para "Vidas em Jogo", no ar na Record, Amandha Lee engordou quinze quilos. E Suzy Rego declarou que aceitou engordar mais - ela já estava com o peso acima de seu padrão - para atuar em "Morde & Assopra".

O caso mais impressionante, porém, foi o de Cristiana Oliveira em "Insensato Coração" (2011). Para viver a presidiária Araci, a atriz engordou quinze quilos e exibiu tatuagens pelo corpo. Apesar da rápida participação, Araci marcou sua presença na trama.

QUILOS A MENOS

Essa é uma transformação mais rara, e costuma acontecer com frequência no cinema. Daniel de Oliveira emagreceu para interpretar Cazuza no filme inspirado na vida do cantor. Na primeira fase do filme, Daniel estava com sua silhueta habitual. Na segunda fase, ele surgiu bem mais magro - além da maquiagem - para ficar próximo ao aspecto de Cazuza no final de sua vida.

CABELOS

Atualmente, com os apliques cada vez mais comuns, as mudanças nos penteados se tornaram quase banais. Mesmo assim, alguns cabelos marcaram época.

Carolina Ferraz, famosa por seus cortes curtos, apareceu com os cabelos bem compridos em "Pecado Capital" (1998), na primeira fase de sua personagem Lucinha. Tratava-se de um aplique. A partir da metade da história, ela passou a desfilar um corte moderno, na linha chanel.

Letícia Spiller, habitualmente loira, surgiu com os cabelos curtos e negros para viver a vilã Maria Regina em "Suave Veneno" (1999). O cabelo ajudou a definir a personalidade da personagem.

AS FEIAS

O exemplo mais clássico é o de Giselle Itié. Ela usava óculos e aparelho nos dentes para criar o look da protagonista de "Bela, a Feia" (2009). Uma tática também adotada pelas atrizes que interpretaram a mesma personagem nas versões internacionais da novela.



E a própria Suzy Rego já havia aderido. Em "A Viagem" (1994), ela era Carmen, que costumava desfilar de óculos e aparelho dental, para conseguir manter seu emprego.

UNIVERSO MASCULINO

Homens também adotam visuais radicais. Já em 1972, o então galã nacional Cláudio Marzo surpreendeu ao exibir um estranho visual: barba enorme, para criar a figura do caótico artista plástico Demétrio, na bizarra novela "O Bofe".

Quase quarenta anos depois, Carmo Dalla Vecchia seguiu o exemplo. Na minissérie "A Cura" (2010), o ator deixou a barba crescer para encarnar o cruel Silvério. E não foi só a barba: ele também deixou crescer as unhas das mãos e dos pés, e usou maquiagem nos dentes, para criar um efeito assustador.

O próximo da lista é o jovem astro Fiuk. Mas ele não quer ficar feio, e sim aumentar seu poder de sedução. Para encarnar o conquistador Agenor em "Aquele Beijo" - próxima novela das 19h na Globo -, Fiuk investiu na malhação e surgirá com o corpo maior e mais definido. Tudo por um personagem.

As informações são do IG.

Comentários

Outras Notícias

[MP-BA apura possíveis irregularidades em contratos do Carnaval de Correntina]
Bahia

MP-BA apura possíveis irregularidades em contratos do Carnaval de Correntina

03 de Julho de 2026

Foto: Divulgação / Prefeitura

[Estudo aponta que maioria dos medicamentos acionados na Justiça já deveria estar disponível no SUS]
Saúde

Estudo aponta que maioria dos medicamentos acionados na Justiça já deveria estar disponível no SUS

03 de Julho de 2026

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

[Prefeitura afirma que Gusttavo Lima devolveu apenas parte do cachê após cancelamento de show em Pernambuco]
Fofoca

Prefeitura afirma que Gusttavo Lima devolveu apenas parte do cachê após cancelamento de show em Pernambuco

03 de Julho de 2026

Foto: Instagram

[SBT suspende plano de entrevistar presidenciáveis no programa de Patrícia Abravanel]
Fofoca

SBT suspende plano de entrevistar presidenciáveis no programa de Patrícia Abravanel

03 de Julho de 2026

Foto: Reprodução / Gabriel Cardoso / SBT

[SindilimpBA leva garis e margaridas às ruas no 2 de Julho para cobrar aprovação do PL 4146/2020]
Bahia

SindilimpBA leva garis e margaridas às ruas no 2 de Julho para cobrar aprovação do PL 4146/2020

03 de Julho de 2026

Trabalhadores e trabalhadoras de limpeza urbana durante desfile do 2 de Julho em Salvador | FOTO: Divulgação |

[Operações de segurança causam R$ 3 bi em prejuízo ao crime organizado]
Justiça

Operações de segurança causam R$ 3 bi em prejuízo ao crime organizado

02 de Julho de 2026

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias