Cultura

Torre do farol da Barra é aberta à visitação em Salvador

19 de Maio de 2011 -Piatã

Marco turístico e histórico da Bahia, a torre do farol da Barra, em Salvador, foi aberta à visitação pública pela primeira vez na quarta-feira (18).

Marco turístico e histórico da Bahia, a torre do farol da Barra, em Salvador, foi aberta à visitação pública pela primeira vez na quarta-feira (18).

Turistas e moradores poderão conhecer de perto a estrutura interna do farol de 313 anos, com destaque para o motor elétrico e o jogo de lentes de cristal francesas de 1890 que permite a visualização da luz do farol a até 60 km de distância.

A abertura da torre à visitação, segundo o comandante André Ferreira, responsável pelo serviço de sinalização náutica do Leste (Bahia e Sergipe), foi um “presente da Marinha para Salvador e para o povo baiano”.

Até então visitas eram permitidas apenas ao forte que abriga o farol, que inclui o Museu Náutico da Bahia.

A estrutura passou por pequenas adaptações para receber o público, como a instalação de redes na parte externa da torre, de vista privilegiada para a Baía de Todos os Santos e o oceano Atlântico.

O farol da Barra é um dos 212 em funcionamento hoje no Brasil, dos quais 207 são operados e mantidos pela Marinha.

É aceso diariamente ao entardecer, emitindo luz até as primeiras horas do dia.

Cerca de 80 degraus levam até a torre da estrutura, de 22 metros de altura, o equivalente a um edifício de sete andares.

O local pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 8h30 até o pôr-do-sol.

Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (estudantes e idosos).

* Fonte: iG 

Comentários

Outras Notícias

[Suíca exalta grandiosidade da Nova Rodoviária e afirma que equipamento irá movimentar a economia dos bairros periféricos]
Política

Suíca exalta grandiosidade da Nova Rodoviária e afirma que equipamento irá movimentar a economia dos bairros periféricos

20 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação/Redes Sociais

[Justiça reduz pena de Robinho após atividades de estudo e trabalho na prisão]
Justiça

Justiça reduz pena de Robinho após atividades de estudo e trabalho na prisão

20 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / YouTube / Conselho Comunidade de Taubaté

[STF finaliza Plataforma Nacional de Saúde e repassa sistema ao CNJ]
Brasil

STF finaliza Plataforma Nacional de Saúde e repassa sistema ao CNJ

20 de Janeiro de 2026

Foto: Rosinei Coutinho / STF

[Psirico anuncia nova edição dos Ensaios do Psi em Salvador após casa cheia]
Bahia

Psirico anuncia nova edição dos Ensaios do Psi em Salvador após casa cheia

20 de Janeiro de 2026

Foto: @ihr.pics / Divulgação

[Carlinhos Brown aposta em versões eletrônicas de clássicos da carreira para o Carnaval]
Bahia

Carlinhos Brown aposta em versões eletrônicas de clássicos da carreira para o Carnaval

20 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação

[Inclusão em campo: Bahia e Fonte Nova treinam equipes para atendimento acessível e combate ao capacitismo]
Esportes

Inclusão em campo: Bahia e Fonte Nova treinam equipes para atendimento acessível e combate ao capacitismo

19 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação / EC Bahia

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias