Economia

O que o empreendedorismo feminino aprendeu na pandemia

17 de Outubro de 2021 -Redação Cabula agora
[O que o empreendedorismo feminino aprendeu na pandemia]

Já não é mais novidade que as medidas restritivas do último ano afetaram empresas em todo o país, mas foram os negócios administrados por mulheres os mais impactados

É o que revelou o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM): 1,3 milhão de mulheres à frente de um negócio tiveram que fechar as portas. Por outro lado, as mulheres também figuram entre os grupos que mais empreenderam neste período, com uma expansão de 49% em relação a 2019.

De acordo com a pesquisa, houve um forte fluxo de chegada e saída de mulheres, com destaque para a entrada daquelas nos estágios iniciais da atividade empreendedora, que transformaram em oportunidade de renda algo que já faziam em casa, como cozinhar para fora, por exemplo; enquanto o perfil das mulheres "de saída" é o de maior escolaridade e em fases mais avançadas. Mas por que essas mulheres não mantiveram seus negócios?

Os motivos, claro, podem ser muitos e questões de preconceito de gênero estão entre eles. Culturalmente, é dada à mulher a responsabilidade das tarefas domésticas. Com o acúmulo de funções, na pandemia, muitas se viram obrigadas a "dar um tempo" nos negócios para se dedicar à educação dos filhos, até então no ensino remoto. Mas é também pela falta do conhecimento e prática de uma boa gestão financeira, capaz de manter a empresa funcionando em períodos de crise. Habilidades importantes para um melhor controle das finanças, como saber precificar produtos, serviços e definir, inclusive, o pró-labore, por exemplo, são transferidas a pais, maridos, irmãos sem necessariamente serem capacitados para isso, mas apenas por serem figuras masculinas. Nós, mulheres, dificilmente somos estimuladas a lidar com dinheiro. 

Da padaria da esquina à uma multinacional, toda gestão de verba segue a mesma lógica. O que a pandemia nos mostrou é que falta a muitas de nós tomar as rédeas dos números das nossas empresas. Mas a internet se tornou terra fértil de informação nesse quesito. Perfis especializados trazem experiências de empreendedoras e o que elas aprenderam no último ano. Em minhas redes, por exemplo, compartilho dicas práticas de gestão financeira e estou criando uma plataforma digital para que, com uma rotina de menos de 10 minutos por dia, as empreendedoras tenham acesso a informações seguras para a tomada de decisão do dinheiro do negócio. Por isso, convido as empreendedoras a assumirem o controle financeiro da sua empresa! Não é tão difícil quanto parece; nós só não estamos habituadas a isso - ainda.

*Raquel Santos é especialista em gestão financeira, autora do Bora Financeirar?!, empreendedora e atual diretora financeira da Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE).

Comentários

Outras Notícias

[Para o PT, Lula disputa segundo turno com Bolsonaro: “Moro não tem fôlego”]
Política

Para o PT, Lula disputa segundo turno com Bolsonaro: “Moro não tem fôlego”

27 de Novembro de 2021

Dirigentes do PT avaliam que o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) perde votos com a entrada do ex-juiz Sérgio Moro na corrida presidencial de 2022, mas que isso não deverá tirá-lo do segundo turno com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

[Vigilância Sanitária monitora cumprimento de medidas contra covid em eventos]
Bahia

Vigilância Sanitária monitora cumprimento de medidas contra covid em eventos

27 de Novembro de 2021

Em Salvador, um dos eventos monitorados foi um show musical realizado no bairro do Santo Antônio

[Conheça o ator baiano que vai viver Caetano Veloso no cinema]
Brasil

Conheça o ator baiano que vai viver Caetano Veloso no cinema

27 de Novembro de 2021

O ator baiano Rodrigo Lelis viverá Caetano Veloso no longa “Meu nome é Gal”, que será estrelado por Sophie Charlotte como Gal Costa

[Vacinação em Salvador será suspensa no final de semana por causa do mutirão de acompanhamento do Auxílio Brasil]
Saúde

Vacinação em Salvador será suspensa no final de semana por causa do mutirão de acompanhamento do Auxílio Brasil

27 de Novembro de 2021

A vacinação contra Covid-19 está suspensa neste sábado (27) e no domingo (28), em Salvador

[Convênio da Prefeitura beneficia autistas assistidos pela Ama]
Bahia

Convênio da Prefeitura beneficia autistas assistidos pela Ama

27 de Novembro de 2021

As parcerias entre a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e a Associação Amigos dos Autistas da Bahia (Ama) foram destaque no seminário Transtorno do Espectro Autista – Ações para uma vida independente, realizado na última sexta-feira (26)

[Governadora de Nova York emite alerta de 'emergência de desastre' após aumento de casos e internações por Covid]
Saúde

Governadora de Nova York emite alerta de 'emergência de desastre' após aumento de casos e internações por Covid

27 de Novembro de 2021

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, emitiu um comunicado de 'emergência de desastre' após o aumento de casos e internações por conta da Covid

Vídeos

[Coelba se posiciona sobre instalações elétricas que impedem poda de árvores do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá]

Coelba se posiciona sobre instalações elétricas que impedem poda de árvores do Terreiro Ilê A...

10 de Setembro de 2021

[Bolsonaristas tentam invadir Ministério da Saúde em Brasília; veja vídeo]

Bolsonaristas tentam invadir Ministério da Saúde em Brasília; veja vídeo

08 de Setembro de 2021

Ver todos os vídeos

Categorias