Economia

SindilimpBA inicia série de paralisações e pede avanço na campanha salarial dos trabalhadores de limpeza urbana

26 de Outubro de 2021 -Vitor Fernandes (DRT-2430)
[SindilimpBA inicia série de paralisações e pede avanço na campanha salarial dos trabalhadores de limpeza urbana]

Começou nesta terça-feira (26) a série de paralisações programadas pelo SindilimpBA para cobrar avanço nas tratativas sobre a campanha salarial dos trabalhadores de limpeza urbana

A categoria explica que a negociação está travada e que o pedido dos trabalhadores é de reajuste de 8%, seguindo o índice de inflação do país. No entanto, na terceira rodada de debates, realizada na última segunda-feira (25), no Ministério Público do Trabalho (MPT), o patronato não apresentou proposta alguma. A primeira paralisação da série que deve atingir toda a Bahia aconteceu em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e mobilizou profissionais da região.

“Trabalhadores de Limpeza Urbana param suas atividades em Lauro de Freitas devido à campanha salarial que não avançou. E o SindilimpBA começa com as paralisações para reforçar essa campanha por todo o estado. Vamos seguir o que os profissionais decidiram. Não queremos nada a mais, apenas o que foi acordado. O reajuste deve seguir o índice de inflação do país. Ano passado tivemos um ganho substancial envolvendo os tickets de alimentação, mas os trabalhadores e o sindicato esperam o aumento salarial. Como já foi passado anteriormente para a categoria, o assunto é preciso ser tratado da melhor forma possível e com brevidade, pois os profissionais não pararam durante a pandemia”, reforça a coordenadora-geral do sindicato, Ana Angélica Rabello. 

Ela reforça que os profissionais de limpeza urbana foram impactados com a crise sanitária sendo direcionados a fazer mais do que deveriam. Ana Angélica diz que é preciso mais responsabilidade no trato sobre o assunto e mais transparência. “É fundamental que essa negociação avance. Não podemos ficar a mercês dessa situação. Chega a ser constrangedor, ainda durante a pandemia, fazer paralisação para apoiar trabalhadores porque o patrão não quer seguir a lei. Nem mesmo com a intervenção do Ministério Público as empresas se sensibilizam para fazer uma proposta. Isso é uma situação muito difícil, precisamos que a sociedade também entre no debate para que possamos ter ajuda no avanço das negociações”, completa Ana.

Foto: Ascom do SindilimpBA

Comentários

Outras Notícias

[Atuação política com apoio aos garis e margaridas marca planejamento de Suíca para o pleito de 2026]
Política

Atuação política com apoio aos garis e margaridas marca planejamento de Suíca para o pleito de 2026

08 de Junho de 2026

Suíca é pré-candidato a deputado federal pelo PT | FOTO: Divulgação |

[Impugnação apresentada pelo SindilimpBA coloca em xeque participação de cooperativas em contrato de limpeza pública em Barra do Rocha]
Economia

Impugnação apresentada pelo SindilimpBA coloca em xeque participação de cooperativas em contrato de limpeza pública em Barra do Rocha

08 de Junho de 2026

SindilimpBA pede que edital em Barra do Rocha seja refeito | FOTO: Divulgação/Freepik |

[Confederação da Saúde aciona STF contra regras sobre riscos psicossociais no trabalho]
Saúde

Confederação da Saúde aciona STF contra regras sobre riscos psicossociais no trabalho

08 de Junho de 2026

Foto: Divulgação

[Cachês do São João 2026 reacendem debate após artistas registrarem aumentos superiores a R$ 100 mil]
Bahia

Cachês do São João 2026 reacendem debate após artistas registrarem aumentos superiores a R$ 100 mil

08 de Junho de 2026

Foto: André Carvalho (BN) / Instagram da @eduardocosta e @osmenotti

[MPF e MP-BA fecham acordo para ampliar fiscalização ambiental da Ponte Salvador-Itaparica]
Bahia

MPF e MP-BA fecham acordo para ampliar fiscalização ambiental da Ponte Salvador-Itaparica

08 de Junho de 2026

Foto: Divulgação

[Ator que interpreta Pelé em série da Netflix acredita que produção pode reacender orgulho do brasileiro pelo país]
Fofoca

Ator que interpreta Pelé em série da Netflix acredita que produção pode reacender orgulho do brasileiro pelo país

08 de Junho de 2026

Foto: Divulgação

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias