Economia

Auxílio Gás é aprovado, veja quem vai receber e como se inscrever

29 de Outubro de 2021 -Jornal Contábil
[Auxílio Gás é aprovado, veja quem vai receber e como se inscrever]

A Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (27) um novo projeto que institui o auxílio gás as famílias de baixa renda

O texto já havia sido aprovado também pelo Senado Federal, agora com a aprovação das duas casas do Congresso Nacional a medida será enviada para a sanção do presidente Jair Bolsonaro, para finalmente ser liberada aos cidadãos.

A medida aprovada pelo Senado, foi aprovada também na Câmara com grande parte das mudanças sugeridas pelos senadores, contudo, a aprovação adicionou novamente ao a previsão de utilização da parcela da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) e caberá a União como uma das fontes responsáveis por financiar o benefício.

Funcionamento e quem terá direito

O novo Programa Gás para os Brasileiros, popularmente apelidado como auxílio gás, irá subsidiar o preço do gás de cozinha para as famílias de baixa renda. O texto aprovado prevê que as famílias possam receber a cada dois meses, o equivalente ao valor de 40% do preço do botijão de gás.

Terão acesso ao benefício as famílias que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que exige uma renda familiar por pessoa de até meio salário-mínimo, ou ainda para aqueles que morem em casa com um beneficiário do Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/LOAS).
Além disso, o novo benefício será concedido preferencialmente para às famílias com mulheres que sofreram violência doméstica sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência. Assim, a preferência também será para mulheres responsáveis pelo lar, as chamadas famílias monoparentais.
Inscrição no CadÚnico
O CadÚnico é um conjunto de informações referentes as famílias brasileiras que se encontram em situação de pobreza ou de extrema pobreza.
As informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.
Podem se inscrever no CadÚnico as famílias que:
•    Que ganham até meio salário-mínimo por pessoa; ou
•    Que ganham até 3 salários-mínimos de renda mensal total.
Inscrição no CadÚnico
O município promove visitas domiciliares às famílias de baixa renda periodicamente para efetuar o cadastramento. Mas a família que se enquadra nas rendas acima e ainda não está inscrita no Cadastro Único, pode procurar um CRAS – Centro de Referência em Assistência Social no município e solicitar o cadastramento.
Para que a família possa ser cadastrada, é importante:
•    Ter uma pessoa responsável pela família para responder às perguntas do cadastro. Essa pessoa deve fazer parte da família, morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos.
•    Para o responsável pela família, de preferência uma mulher, é necessário o CPF ou Título de Eleitor.
•    Exceção: no caso de responsável por famílias indígenas e quilombolas, pode ser apresentado qualquer um dos documentos abaixo. Não precisa ser o CPF ou o Título de Eleitor.
•    Apresentar pelo menos um documento de todas as pessoas da família:
•    Certidão de Nascimento;
•    Certidão de Casamento;
•    CPF;
•    Carteira de Identidade (RG);
•    Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
•    Carteira de Trabalho; ou
•    Título de Eleitor.
 

Comentários

Outras Notícias

[Atuação política com apoio aos garis e margaridas marca planejamento de Suíca para o pleito de 2026]
Política

Atuação política com apoio aos garis e margaridas marca planejamento de Suíca para o pleito de 2026

08 de Junho de 2026

Suíca é pré-candidato a deputado federal pelo PT | FOTO: Divulgação |

[Impugnação apresentada pelo SindilimpBA coloca em xeque participação de cooperativas em contrato de limpeza pública em Barra do Rocha]
Economia

Impugnação apresentada pelo SindilimpBA coloca em xeque participação de cooperativas em contrato de limpeza pública em Barra do Rocha

08 de Junho de 2026

SindilimpBA pede que edital em Barra do Rocha seja refeito | FOTO: Divulgação/Freepik |

[Confederação da Saúde aciona STF contra regras sobre riscos psicossociais no trabalho]
Saúde

Confederação da Saúde aciona STF contra regras sobre riscos psicossociais no trabalho

08 de Junho de 2026

Foto: Divulgação

[Cachês do São João 2026 reacendem debate após artistas registrarem aumentos superiores a R$ 100 mil]
Bahia

Cachês do São João 2026 reacendem debate após artistas registrarem aumentos superiores a R$ 100 mil

08 de Junho de 2026

Foto: André Carvalho (BN) / Instagram da @eduardocosta e @osmenotti

[MPF e MP-BA fecham acordo para ampliar fiscalização ambiental da Ponte Salvador-Itaparica]
Bahia

MPF e MP-BA fecham acordo para ampliar fiscalização ambiental da Ponte Salvador-Itaparica

08 de Junho de 2026

Foto: Divulgação

[Ator que interpreta Pelé em série da Netflix acredita que produção pode reacender orgulho do brasileiro pelo país]
Fofoca

Ator que interpreta Pelé em série da Netflix acredita que produção pode reacender orgulho do brasileiro pelo país

08 de Junho de 2026

Foto: Divulgação

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias