Economia

Brasil é reconhecido internacionalmente como livre da febre aftosa sem uso de vacina e mira novos mercados de carne

05 de Junho de 2025 -Redação Cabula agora
[Brasil é reconhecido internacionalmente como livre da febre aftosa sem uso de vacina e mira novos mercados de carne]

Foto: MAPA/Divulgação

Em meio às ações contra a gripe aviária, o Brasil comemora um marco importante na área sanitária: foi oficialmente certificado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como país livre da febre aftosa sem necessidade de vacinação.
Essa conquista abre portas para mercados mais exigentes e com maior retorno financeiro. Hoje, o Brasil é o segundo maior produtor global de carne bovina, ficando atrás apenas dos EUA, e lidera as exportações do setor. Em 2023, o país exportou 2,9 milhões de toneladas de carne, arrecadando US$ 12,9 bilhões, de acordo com a Abiec.
Com o novo status, a vacinação deixa de ser obrigatória. No entanto, especialistas alertam que isso aumenta a responsabilidade em relação à vigilância e controle sanitário. “Sem uma boa estrutura de vigilância e resposta emergencial, o risco de surtos é muito maior”, afirma Pedro de Camargo Neto, ex-presidente do Fundepec.
A medida exigirá resposta rápida em caso de focos da doença, com ações que envolvam desde o produtor rural até os serviços oficiais. Gedeão Pereira, vice da CNA, destaca que o reconhecimento internacional exige um esforço coletivo dos produtores e das autoridades. Para o presidente da entidade, João Martins, trata-se de uma vitória nacional.
A Abiec já observa reflexos positivos: países como Filipinas e Indonésia demonstraram interesse imediato em importar miúdos bovinos. Japão também se prepara para enviar uma missão técnica ao Brasil.
Apesar da conquista, o governo precisará revisar e renegociar diversos acordos sanitários internacionais. Outro desafio é o controle de fronteiras e o combate a espécies invasoras, como o javaporco. Segundo especialistas, esses fatores aumentam os riscos de reintrodução do vírus.
A febre aftosa não dá sinais no Brasil desde 2006. Santa Catarina foi pioneira, sendo declarada livre da doença sem vacinação em 2007. Atualmente, manter o status exige vigilância contínua e políticas públicas firmes.
Casos como o da Alemanha, que voltou a registrar a doença após 40 anos, demonstram que a prevenção deve ser permanente. Um fundo de compensação também é defendido por especialistas para reduzir o impacto econômico de possíveis surtos.

Comentários

Outras Notícias

[Paróquia de Nazaré inicia programação em homenagem a Nossa Senhora]
Bahia

Paróquia de Nazaré inicia programação em homenagem a Nossa Senhora

07 de Outubro de 2025

Foto: Reprodução / Arquidiocese de Salvador

[Preço do aluguel em Salvador sobe 18,46% em 12 meses, mostra pesquisa]
Economia

Preço do aluguel em Salvador sobe 18,46% em 12 meses, mostra pesquisa

07 de Outubro de 2025

Foto: Mauro Zaniboni / Ag. Haack / Bahia Notícias

[CNH sem autoescola: medida pode reduzir custo em até 80%]
Economia

CNH sem autoescola: medida pode reduzir custo em até 80%

07 de Outubro de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Hit de Léo Santana ganha coreografia de integrantes da girlband internacional KATSEYE]
Fofoca

Hit de Léo Santana ganha coreografia de integrantes da girlband internacional KATSEYE

07 de Outubro de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Edcity anuncia nova data para retorno ao Fantasmão em Salvador]
Fofoca

Edcity anuncia nova data para retorno ao Fantasmão em Salvador

06 de Outubro de 2025

Foto: Divulgação

[Claudia Leitte apresenta primeiro ato de seu novo álbum Especiarias]
Fofoca

Claudia Leitte apresenta primeiro ato de seu novo álbum Especiarias

06 de Outubro de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias