Educação

Instituições federais baianas reagem a determinação do MEC sobre retomada das atividades presenciais

02 de Dezembro de 2020 -Redação Cabula agora
[Instituições federais baianas reagem a determinação do MEC sobre retomada das atividades presenciais]

As instituições de ensino federais baianas reagiram de forma negativa a decisão de Ministério da Educação (MEC) em relação ao retorno das aulas presenciais já no dia 4 de janeiro de 2021

Em comunicados oficiais, as Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informaram que não vão iniciar as atividades presenciais em janeiro do ano que vem, principalmente por conta do crescimento de casos da Covid-19 no país.
A Ufba reiteirou, através de nota, os termos da Resolução 04/2020, aprovada no dia 27 de novembro por seu Conselho Universitário, que expressa o zelo e a responsabilidade acadêmica e institucional da Universidade, não colocando em risco a vida de sua comunidade.
Com isso a Ufba informa que mantém as aulas online no primeiro semestre de 2021. Já a UFRB pontuou, através de comunicado do seu reitor, Fábio Josué Souza dos Santos, que encara com estranheza a decisão do MEC e que, levando em conta o perfil de estudantes da instituição, “necessitaria deslocar-se entre as diferentes cidades, mobilizando uma rede de transporte, o que certamente se constituiria em um forte vetor de contaminação”.
Para o estudante de letras da Ufba, Rafael Almeida, a portaria do MEC é irresponsável, principalmente com a segunda onda da Covid-19 que acontece no Brasil.
“Eu não pretendo retornar as atividades presenciais. João Salles foi excelente, sendo rápido e atento em responder uma pergunta que toda comunidade Ufba estava se fazendo. Concordo que o posicionamento dele, mas sei que isso coloca a comunidade da instituição em desafios para 2021 muito difíceis”, comenta o estudante.
Apesar da necessidade de se manter em casa por conta da pandemia, Rafael também se preocupa com a falta de ocupação física dos espaços da universidade. “Se por um lado é seguro que continuemos em casa, por outro não ocupar fisicamente os espaços da universidade pode gerar um discurso de que a universidade deve ser privatizada”, pontua.

Comentários

Outras Notícias

[População da Rua Nova, em Pernambués, celebra buraco tampado que dificultava a locomoção]
Bahia

População da Rua Nova, em Pernambués, celebra buraco tampado que dificultava a locomoção

12 de Janeiro de 2026

O serviço representa um avanço importante para a comunidade, atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores da região.

[O novo Colégio Aliomar Baleeiro já é realidade!]
Educação

O novo Colégio Aliomar Baleeiro já é realidade!

12 de Janeiro de 2026

Em entrevista, a diretora Andrea Passos reforçou a importância da reforma, assim como a implementação do curso técnico, que valoriza e impulsiona toda a comunidade de Pernambués.

[Idosa denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS afirma que abastecimento está regular]
Saúde

Idosa denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS afirma que abastecimento está regular

12 de Janeiro de 2026

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

[Estudo aponta que tratamento intensivo hospitalar supera canetas emagrecedoras na perda de peso e preservação muscular]
Saúde

Estudo aponta que tratamento intensivo hospitalar supera canetas emagrecedoras na perda de peso e preservação muscular

12 de Janeiro de 2026

Foto: Caroline Morais / Ministério da Saúde

[Após polêmica no BBB 21, Karol Conká afirma que só aceitaria voltar ao reality em edição futura especial]
Fofoca

Após polêmica no BBB 21, Karol Conká afirma que só aceitaria voltar ao reality em edição futura especial

12 de Janeiro de 2026

Foto: Globo

[Paulinho Moska retorna a Salvador com espetáculo especial marcado por memória e reconstrução]
Bahia

Paulinho Moska retorna a Salvador com espetáculo especial marcado por memória e reconstrução

12 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias