Educação

Vereadores debatem retorno às aulas presenciais

09 de Fevereiro de 2021 - Redação Cabula agora
[Vereadores debatem retorno às aulas presenciais]

Vereadores das bancadas do governo e da oposição debateram o retorno às aulas presenciais em Salvador, na 2ª Sessão Ordinária da 19ª Legislatura da Câmara Municipal, na tarde desta segunda-feira (8)

A sessão semipresencial a partir do Plenário Cosme de Farias foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (MDB).
Pelo bloco governista, os vereadores Alexandre Aleluia (DEM), Ricardo Almeida (PSC) e Claudio Tinoco (DEM) defenderam o retorno às aulas presenciais. Representantes da bancada de oposição, os vereadores Sílvio Humberto (PSB) e Laina Pretas por Salvador (PSOL) mostraram argumentos contrários ao retorno das atividades escolares na capital baiana.
Conforme o vereador Alexandre Aleluia, a ação popular para o retorno às aulas de forma presencial foi uma vitória de todos. Com críticas ao governador Rui Costa, o parlamentar comemorou o deferimento da liminar pela juíza Juliana Campos e lamentou que os estudantes baianos estão há quase um ano sem aulas. 
Na mesma linha de argumentação em defesa do retorno às aulas presenciais, Ricardo Almeida propôs um plano de vacinação dos professores por estarem na linha de frente do ensino. Por sua vez, Claudio Tinoco reforçou o tom crítico ao governador Rui Costa e informou que “a Bahia foi o único estado que não implantou em 2020 um sistema de ensino online”.
Para a vereadora do mandato coletivo Laina Pretas por Salvador, o retorno às aulas presenciais “é arriscado” e poderá aumentar a transmissão do novo coronavírus. Ela afirmou que os países que tomaram essa decisão sofreram com o aumento da Covid-19. Ainda em sua fala, defendeu uma educação libertadora e pediu um plano de vacinação para todas as pessoas.
Já o colega de bancada oposicionista Sílvio Humberto, que estava participando de forma remota, considerou “uma temeridade” o retorno às aulas com a nova variante do vírus. Ele pediu mais cuidado com a definição de uma data para a retomada das atividades presenciais em sala de aula.
Creches e pesar
Também de forma remota, o líder do partido independente, vereador Edvaldo Brito (PSD), aproveitou o Pinga-Fogo para agradecer ao prefeito Bruno Reis por abraçar a causa das creches comunitárias. “O prefeito assinou o ato para que as creches possam sobreviver”, frisou.
Ainda durante a sessão ordinária, por iniciativa do vereador Sílvio Humberto, os parlamentares fizeram um minuto de silêncio em homenagem a Lázaro André Oliveira Barbosa, um dos fundadores do Sindicato dos Fazendários do Município de Salvador (Sindifam). O vereador informou que apresentará uma moção de pesar pela morte do sindicalista.

Comentários

Outras Notícias

[Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes ]
Saúde

Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes

17 de Abril de 2025

Foto: Walterson Rosa/MS

[Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]
Saúde

Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa

17 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]
Cultura

Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / Acorda Cidade

[Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]
Saúde

Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / CONASS

[Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]
Bahia

Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão

14 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]
Política

Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações

14 de Abril de 2025

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121