Educação

Universidades federais baianas definem protocolo sanitário para retorno das aulas presenciais

01 de Novembro de 2021 - Jornal Correio
[Universidades federais baianas definem protocolo sanitário para retorno das aulas presenciais]

As universidades e institutos federais baianos já têm definidos os protocolos sanitários para a volta das aulas e atividades presenciais em 2022

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) exige que todos estejam vacinados com as duas doses da vacina contra a covid-19, usem máscara, façam distanciamento e o ar-condicionado está proibido, exceto em ambientes com equipamentos que precisam de climatização para manutenção e funcionamento. O corpo administrativo, que tem, ao todo, 1.295 funcionários, retorna a partir desta semana.  

“O retorno às atividades administrativas presenciais será gradual, com início previsto para a primeira semana de novembro e se estenderá por todo o mês, na medida em que cada órgão esteja devidamente preparado”, explica o epidemiologista e professor do Instituto de Saúde Coletiva (ISC), Eduardo Mota, coordenador do Comitê de Assessoramento do Coronavírus da Ufba.  

Se os índices epidemiológicos continuarem como estão, as atividades poderão retomar 100% presenciais. Há uma redução de 76% de infectados e 86% de vidas perdidas em três meses. A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estava em 36% no último domingo (31).

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) já retomaram as atividades administrativas. O Ifba voltou com 25% da capacidade, no dia 18 de outubro, na unidade de Salvador. São permitidas ainda as atividades práticas de laboratório e estágios presenciais. 

 

Interior da Bahia 
A Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsb), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), assim como o IF Baiano e o Ifba, em Salvador, são as únicas que já retornaram com atividades presenciais administrativas. A Ufsb retomou no dia 4 de outubro, com limite de 30% de ocupação por setor, em esquema de rodízio. Grupos de risco, como idosos e pessoas com comorbidade, permanecem em trabalho remoto.  

Até sexta-feira (5), os colegiados enviarão um ofício sobre as necessidades de cada curso, para que o comitê de gestão de crise defina se algumas aulas práticas voltam ou não no final de novembro. 

Já a Ufrb definiu, na semana passada, que ocorrerá o avanço para a fase 4, com a abertura gradual dos laboratórios para ensino e extensão, retomada das atividades administrativas de forma híbrida, aulas práticas de graduação e pós-graduação de forma presencial, escalonadamente, e o retorno dos servidores administrativos, mas sem definir a data. 

 

Data indefinida
As regras já foram definidas, mas as universidades não sabem quando ocorrerá o retorno e se o próximo semestre será 100% presencial, híbrido ou remoto. Segundo a reitora da Ufsb, Joana Angélica Guimarães, ela fará um estudo de custos para incluir as despesas com equipamentos limpeza, antes desnecessários. "Será um desafio frente aos cortes orçamentários que temos enfrentado nos últimos anos", afirma. As outras faculdades ainda não sabem como o aumento do custo operacional impactará no retorno das atividades presenciais. 

O pró-reitor de ensino de graduação da Ufba, Penildon Silva Filho, explica que haverá uma reunião no dia 12 de novembro para bater o martelo sobre a modalidade de ensino de 2022.1. A tendência é de que seja presencial. “Temos a esperança que seja, majoritariamente, presencial. E, no caso que as pessoas não possam se deslocar para a universidade, que a gente mantenha alguma atividade online, com devidas exceções aprovadas pelos departamentos. Mas, a regra é a presencialidade”, adianta Silva Filho. 

Na última sexta-feira (29), o Conselho Universitário (Consuni) da Ufrb iria definir quando e como seria o retorno das aulas presenciais para o ano que vem. A reunião, no entanto, foi suspensa, sem previsão de nova data. A tendência, “havendo condições epidemiológicas favoráveis”, é “intensificar as atividades presenciais”, segundo a universidade. O semestre 2021.2 da graduação começa em abril de 2022 e o da pós graduação no dia 7 de março.  

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) tampouco definiu data e ainda está na fase 0 do protocolo de retomada. “Não temos como prever uma data para o retorno, porque dependemos do atendimento aos parâmetros estabelecidos no plano”, esclarece o engenheiro de segurança do trabalho da Univasf, Erlhinton Abreu, presidente da comissão responsável pela elaboração do Plano Gradual de Retomada de Atividades Presenciais da faculdade.  

Até o final de novembro, a Ufsb definirá o modelo de 2022 e a Ufob até início de dezembro. No oeste baiano, a universidade continuará na modalidade remota até o final do semestre em vigência. Algumas atividades práticas estão presenciais, como estágios dos cursos de saúde.

 

Foto: Marina Silva/ CORREIO

Comentários

Outras Notícias

[Sara Prado assume Funceb; “Mudanças são precisas”, diz vereador Suíca ]
Cultura

Sara Prado assume Funceb; “Mudanças são precisas”, diz vereador Suíca

18 de Abril de 2024

Sara Prado assume a Funceb e o vereador Luiz Carlos Suíca elogia - FOTO Divulgação

[Suíca e SindilimpBA reforçam luta por regulamentação da profissão de gari e margarida em Brasília]
Política

Suíca e SindilimpBA reforçam luta por regulamentação da profissão de gari e margarida em Brasília

17 de Abril de 2024

Os senadores Otto Alencar e Jaques Wagner sinalizaram positivamente sobre o projeto de lei

[Com Davi, Bahia volta a conquistar Big Brother Brasil depois de 18 anos; relembre os outros dois vencedores]
Bahia

Com Davi, Bahia volta a conquistar Big Brother Brasil depois de 18 anos; relembre os outros dois vencedores

17 de Abril de 2024

Primeira vez que estado 'ganhou' o reality foi com Jean Wyllys, em 2005. Na edição seguinte, Mara Viana conquistou o prêmio / Foto Rede Globo

[Aneel autoriza reajuste médio de 1,53% para tarifa de energia elétrica da Bahia]
Economia

Aneel autoriza reajuste médio de 1,53% para tarifa de energia elétrica da Bahia

17 de Abril de 2024

Aneel autoriza reajuste médio de 1% para tarifa de energia elétrica da Bahia — Foto: Divulgação

[Começa hoje 5ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba]
Cultura

Começa hoje 5ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba

17 de Abril de 2024

Neste primeiro dia de programação serão exibidos dois curtas-metragens: "A Menina que Queria Voar", dirigido por Tais Amordivino, e "Sèt Lam", dirigido por Vincent Fontano / Foto Divulgação

[Mulher flagrada com idoso morto está presa e alega que o levou ao banco com vida]
Justiça

Mulher flagrada com idoso morto está presa e alega que o levou ao banco com vida

17 de Abril de 2024

Nas imagens, o idoso está pálido e sem qualquer reação ou reflexo, sentado em uma cadeira de rodas, enquanto Érica pede repetidas vezes que ele assine o empréstimo de R$ 17 mil / Foto Redes sociais

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias