Educação

Estudantes desenvolvem torneira sinalizadora para pessoas com deficiência visual e auditiva

14 de Março de 2023 - Redação Cabula agora
[Estudantes desenvolvem torneira sinalizadora para pessoas com deficiência visual e auditiva]

O estudo realizado pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) aponta que cerca de 17,3 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência.

FOTO: Antonio Queirós/GOVBA 

De acordo com os dados, uma parcela 3,4% da população brasileira é portadora de deficiência visual e 1,1% de auditiva. Ao observar esses dados e entender algumas dificuldades dessas pessoas, os alunos do Colégio Estadual de Aiquara, sob orientação do professor Joandson Sena, desenvolveram o projeto “Torneira Sinalizadora: redução inteligente do consumo de água para pessoas com deficiência visual e auditiva”.

O produto foi elaborado após a realização de algumas pesquisas sobre o assunto. O equipamento conta com um Led, que é usado para emitir uma luz, e um bip sonoro. “Ao ser aberta e fechada, a torneira sinalizadora aciona ambos os alertas. O objetivo é que esses avisos, bip e led, contemplem pessoas com deficiência visual ou auditiva”, destaca Adson Lima.

Segundo Ckistopher Santos e Samer Alves, que compõem a equipe orientada por Adson Lima, o intuito do projeto é ajudar essas pessoas a reduzirem o consumo de água, já que, às vezes, a torneira não fica totalmente fechada. Os alertas ajudam a identificar, por exemplo, aqueles pingos que caem quando a torneira está semiaberta. “O nosso grande foco é ajudar a redução do consumo de água nas casas. O equipamento também pode ser utilizado por qualquer pessoa, porque mostra quando o utensílio doméstico não está vedado”, afirma Samer Alves.

O projeto, que está em andamento, faz parte do Programa Ciência na Escola, da Secretaria de Educação, com participação na 10ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba). Para o orientador Joandson Sena, é importante que os estudantes desenvolvam estudos como esse. “Ao incentivar alunos a pensarem em soluções para esse público, estimulamos a empatia, a sensibilidade e o respeito à diversidade. Além disso, incentivamos o desenvolvimento de habilidades como criatividade, pensamento crítico e trabalho em equipe, que são importantes para a formação”, diz. 

Bahia Faz Ciência

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb) estrearam no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros. As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria e da Fundação. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail [email protected].

Comentários

Outras Notícias

[Parceria entre Sesab e Banco de Olhos registra 13 doações de córneas em apenas um mês na Bahia]
Saúde

Parceria entre Sesab e Banco de Olhos registra 13 doações de córneas em apenas um mês na Bahia

27 de Fevereiro de 2025

Foto: Divulgação Sesab

[VLT de Salvador gera mais de mil novas contratações no Subúrbio]
Bahia

VLT de Salvador gera mais de mil novas contratações no Subúrbio

27 de Fevereiro de 2025

Fotos: Feijão Almeida / GOVBA

[Anvisa proíbe mais de 40 pomadas para modelar cabelos e suspende novos produtos]
Saúde

Anvisa proíbe mais de 40 pomadas para modelar cabelos e suspende novos produtos

27 de Fevereiro de 2025

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

[Antidepressivos podem acelerar o avanço cognitivo em pacientes com demência]
Saúde

Antidepressivos podem acelerar o avanço cognitivo em pacientes com demência

27 de Fevereiro de 2025

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

[Bloquinho da Gente anima as ruas de Pernambués e reforça tradição cultural]
Bahia

Bloquinho da Gente anima as ruas de Pernambués e reforça tradição cultural

26 de Fevereiro de 2025

Foto: Reprodução

[Lula amplia Farmácia Popular e confirma início dos pagamentos do Pé-de-Meia]
Política

Lula amplia Farmácia Popular e confirma início dos pagamentos do Pé-de-Meia

26 de Fevereiro de 2025

Foto: Reprodução

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121