Professora baiana é finalista em prêmio de Educação com transmissão nesta quarta pela Rede Globo
26 de Abril de 2023 - Redação Cabula agora![Professora baiana é finalista em prêmio de Educação com transmissão nesta quarta pela Rede Globo [Professora baiana é finalista em prêmio de Educação com transmissão nesta quarta pela Rede Globo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/235036/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
O prêmio contemplará seis iniciativas com um aporte financeiro de R$ 200 mil para cada.
FOTO: Divulgação
A professora baiana de Língua Portuguesa e assessora técnica da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Vitalina Silva, está entre as nove finalistas da segunda edição do Prêmio do Movimento LED - Luz na Educação, com o projeto “Educação antirracista”. Iniciativa da Rede Globo e Fundação Roberto Marinho com o propósito de mapear, reconhecer e celebrar as práticas inovadoras que potencializam o futuro da Educação no Brasil, a premiação será transmitida pela emissora nesta quarta-feira (26), depois da novela Travessia. O prêmio contemplará seis iniciativas com um aporte financeiro de R$ 200 mil para cada.
Nesta edição, o Prêmio do Movimento LED teve mais de duas mil inscrições em todo o país, tendo sido selecionados 60 projetos, sendo 20 em cada categoria: Educadores Inovadores; Estudantes Inovadores; e Empreendedores e Organizações Inovadoras. A professora Vitalina conta que está sendo significativo participar de uma premiação que dá holofotes para a Educação. “Foi uma seleção muito exigente. Quando fiquei entre os 60 selecionados, já me deu uma satisfação muito grande e fiquei esperançosa de entrar para a segunda etapa. Os projetos que concorreram são todos muito interessantes e estar entre os três na minha categoria me gerou uma grande felicidade”, comemora.
A finalista conta que a mobilização dos estudantes na compreensão do seu lugar no mundo foi a semente do seu projeto. “Agora, estamos só colhendo os frutos de um trabalho que deu certo inicialmente na escola e que me motivou a escrever e inscrevê-lo no prêmio. A gente quer é que eles estejam preparados para enfrentar o racismo estruturante na sociedade e que as mudanças precisam acontecer a partir de nós. Hoje, estar participando de uma premiação que dá valor à escola pública e que será transmitida por uma emissora com visibilidade nacional, junto a parceiros importantes dando sustentabilidade, têm um significado especial”.
A educadora detalha que a proposta do projeto nasceu em sala de aula do Centro Educacional Maria Quitéria, em Camaçari, onde leciona para estudantes do Fundamental II. No ambiente escolar, a pauta do antirracismo na Educação é discutida com o objetivo “de superar as desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação”, como destaca Vitalina, em alusão a uma das diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE), criado para que a escola pudesse avançar na construção de estratégias efetivas de enfrentamento ao racismo estrutural e aos preconceitos que sustentam as relações sociais do país.
Comentários
Outras Notícias
![Apenas 1 em cada 5 UBSs oferece inserção de DIU, aponta levantamento [Apenas 1 em cada 5 UBSs oferece inserção de DIU, aponta levantamento]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237601/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Apenas 1 em cada 5 UBSs oferece inserção de DIU, aponta levantamento
26 de Junho de 2025Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Vila Velha
![Governo cria programa para abater dívidas com prestação de serviços ao SUS [Governo cria programa para abater dívidas com prestação de serviços ao SUS]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237600/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Governo cria programa para abater dívidas com prestação de serviços ao SUS
26 de Junho de 2025Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
![Testagens de ISTs no São João da Bahia detectam 188 casos positivos [Testagens de ISTs no São João da Bahia detectam 188 casos positivos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237599/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Testagens de ISTs no São João da Bahia detectam 188 casos positivos
26 de Junho de 2025Foto: André Carvalho / Bahia Notícias

Lincoln Senna celebra nova etapa no Parangolé: "O céu pode nem ser o limite"
26 de Junho de 2025Foto: André Carvalho / Bahia Notícias
![PF combate crimes de abuso sexual infantojuvenil em quatro estados [PF combate crimes de abuso sexual infantojuvenil em quatro estados]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237597/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
PF combate crimes de abuso sexual infantojuvenil em quatro estados
25 de Junho de 2025Foto: Polícia Federal/ Divulgação
![Fitch mantém nota da dívida brasileira e não prevê mudanças [Fitch mantém nota da dívida brasileira e não prevê mudanças]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237596/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Fitch mantém nota da dívida brasileira e não prevê mudanças
25 de Junho de 2025Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023