Aos 43 anos, baiano representará o karatê do Brasil no Pan-Americano do México
17 de Julho de 2019 -Evilasio Sacramento![Aos 43 anos, baiano representará o karatê do Brasil no Pan-Americano do México [Aos 43 anos, baiano representará o karatê do Brasil no Pan-Americano do México]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/225103/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Além do professor, mais dois alunos também viajam em prol do Brasil
Entre os dias 24 e 27 de outubro, três baianos representarão o Brasil, na categoria Karatê, no Pan Americano, que será no México. Ronaldier Nascimento Rodrigues, professor do esporte e seus dois alunos Yan Araújo e Ronald Oliveira Santos foram convocados pela Confederação brasileira.
Ronaldier, morador do bairro da Liberdade, entrou no esporte em 1982, aos 6 anos de idade. Aos 15, ele começou a dar aula em Madre de Deus e em Bom Jesus dos Pobres para ajudar a família, já que havia perdido o pai. Em 1992, foi consagrado campeão brasileiro, na categoria juvenil, em Brasília. Três anos depois, Ronaldier entrou para a seleção brasileira de Karatê. Em 1996, foi o primeiro atleta brasileiro a disputar uma final em campeonatos mundiais na modalidade fulugô. Feito repetido em 2014 e 2016 até hoje não alcançado. Em 1997, foi o mais jovem campeão brasileiro adulto em uma modalidade individual; Campeão do desafio Bahia Japão. Em 2004, foi o primeiro e até hoje único atleta a conquistar o primeiro lugar em todas às categorias individuais. Já em 2005, repetiu o feito seguindo, depois, em 2014 e 2015. Ele é o maior detentor de títulos como campeão brasileiro em todas às entidades do país, totalizando um total de 51, sendo que individuais foram 29.
“É uma satisfação enorme em função da idade considerada já avançada. A média de idade dos atletas é de 25 anos. Já estou com 43 e continuo na primeira colocação no ranking. A expectativa é conquistar o pentacampeonato. Não tive muitas oportunidades em participar de todos os Pan-americanos em que fui convocado pela falta de recursos.”, disse Ronaldier, em entrevista ao PERNAMBUÉS AGORA.
Além do professor, mais dois alunos foram convocados, Ronald Santos e Yan Araújo. Ambos em 2017 foram campeões brasileiros e receberam o título de campeão baiano.
Este ano, ambos conquistaram o terceiro lugar no campeonato brasileiro de karatê-Do, tradicional na modalidade fukugô. É considerada a modalidade mais difícil do evento, já que o atleta necessita ser completo. Dominar a modalidade de katá e kumitê.
“A convocação dos atletas é motivo de orgulho para mim como professor. Ambos treinam comigo há anos. Começaram ainda bem pequenos e hoje estão em destaque no cenário nacional no esporte” concluiu.
Comentários
Outras Notícias
![Babu Santana perde apartamento conquistado no BBB 26 após eliminação do reality [Babu Santana perde apartamento conquistado no BBB 26 após eliminação do reality]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238345/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Babu Santana perde apartamento conquistado no BBB 26 após eliminação do reality
16 de Março de 2026Foto: TV Globo
![Prefeitura de Salvador autoriza construção de camelódromo e obras de urbanização em Novo Horizonte [Prefeitura de Salvador autoriza construção de camelódromo e obras de urbanização em Novo Horizonte]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238344/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Prefeitura de Salvador autoriza construção de camelódromo e obras de urbanização em Novo Horizonte
16 de Março de 2026Foto: Valter Pontes/Secom PMS
![Ratinho vira alvo de críticas por comentários sobre Erika Hilton e é acusado de transfobia [Ratinho vira alvo de críticas por comentários sobre Erika Hilton e é acusado de transfobia]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238343/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Ratinho vira alvo de críticas por comentários sobre Erika Hilton e é acusado de transfobia
16 de Março de 2026Foto: Reprodução/ Bruno Spada / Câmara dos Deputados
![DNIT define novas regras de circulação na ponte do Rio Jequitinhonha, na BR-101, em Itapebi [DNIT define novas regras de circulação na ponte do Rio Jequitinhonha, na BR-101, em Itapebi]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238342/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
DNIT define novas regras de circulação na ponte do Rio Jequitinhonha, na BR-101, em Itapebi
16 de Março de 2026Foto: Reprodução / Radar News
![GACC-BA abre inscrições para curso gratuito sobre diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil [GACC-BA abre inscrições para curso gratuito sobre diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238341/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
GACC-BA abre inscrições para curso gratuito sobre diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil
13 de Março de 2026Foto: Divulgação
![Sobrepeso lidera indicadores nutricionais entre adultos na Bahia, com mais de 833 mil casos [Sobrepeso lidera indicadores nutricionais entre adultos na Bahia, com mais de 833 mil casos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238340/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sobrepeso lidera indicadores nutricionais entre adultos na Bahia, com mais de 833 mil casos
13 de Março de 2026Foto: Reprodução/Agência Brasília
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
